Cálculo na vesícula

5 Hábitos Para Evitar o Surgimento de Cálculo na Vesícula

O cálculo na vesícula é um problema muito comum, afetando cerca de 10 milhões de brasileiros. Essa condição pode se desenvolver em qualquer pessoa, principalmente entre aquelas que não mantêm uma boa alimentação ou a prática de exercícios. 

No entanto, é possível adotar alguns hábitos que ajudam a evitar o surgimento de pedras na vesícula. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo sobre esses hábitos.

O que é um cálculo na vesícula?

A colelitiase, popularmente conhecida como pedra na vesícula, ou cálculo na vesícula, é a presença de pequenos, médios e até grandes pedaços de substâncias que vão se acumulando na vesícula biliar, órgão responsável por ajudar, através da bile, na digestão dos alimentos.

A seguir, listaremos hábitos que você pode fazer para não ter essa pedra na sua vesícula.

Hábitos para evitar o surgimento de cálculo na vesícula

1) Controle o peso corporal

Embora não tenha suas causas conhecidas, a formação de cálculos na vesícula está relacionada a alguns fatores como, por exemplo, a obesidade. Neste sentido, controlar o peso corporal é uma das medidas mais eficientes de prevenção.

Para isso, é preciso seguir um estilo de vida saudável, evitando o consumo excessivo de calorias e, consequentemente, mantendo o peso ideal. Da mesma forma, não faça dietas muito restritivas ou jejuns prolongados, pois a perda acentuada e rápida de peso também pode favorecer o aparecimento do problema.

2) Mantenha uma alimentação saudável

Ainda na proposta de manter um peso saudável, você precisa controlar a sua alimentação. Ao optar por uma dieta rica em gorduras e açúcares, serão maiores as possibilidades de desenvolver uma pedra na vesícula.

Contudo, isso não significa eliminar a gordura da sua dieta e nem pular as refeições. O ideal é comer regularmente, equilibrando a presença de nutrientes e gorduras saudáveis na sua alimentação diária.

Outra dica é acrescentar os grãos integrais, fibras e alimentos ricos em cálcio no seu cardápio, como, por exemplo, os vegetais de folhas verdes, o leite e seus derivados. Em contrapartida, evite a ingestão de gordura saturada.

3) Exercite-se

A prática regular de exercícios físicos é essencial para qualquer pessoa e ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, inclusive os cálculos na vesícula. Quando associada a uma dieta equilibrada, reduz consideravelmente os riscos de desenvolver essa condição.

Isso porque os exercícios físicos atuam no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, eliminando um dos principais riscos para a formação dos cálculos, o excesso de gordura.

4) Cuidado com a reposição hormonal

As mulheres na fase da menopausa que fazem terapia de reposição hormonal devem conversar com seus médicos sobre os riscos que esse tratamento oferece para o surgimento de uma pedra na vesícula.

Isso porque a ingestão de estrogênio está relacionada à formação desses cálculos. O mesmo ocorre com as pílulas anticoncepcionais com dosagens muito altas. Por isso, converse com seu médico para entender os benefícios e malefícios do tratamento.

5) Algumas recomendações extras para evitar o cálculo na vesícula

Além de tudo o que já foi mencionado, existem outras recomendações que direta ou indiretamente contribuem para afastar os riscos para esse problema. Essas recomendações são:

  • não usar cigarro e derivados do tabaco;
  • mantenha uma rotina de check-ups médicos;
  • não utilize estatinas, salvo exceção se o seu médico prescrever;
  • mantenha os níveis ideais de vitamina C;
  • consuma vegetais e oleaginosas.

Enfim, essas são as dicas mais importantes de hábitos que você pode adotar para reduzir as chances de desenvolver um cálculo na vesícula. Portanto, faça sua parte, siga essas orientações e evite esse tipo de problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe