A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com certo grau de obesidade e que não conseguem perder peso através de métodos convencionais. No entanto, não é uma solução milagrosa e nem uma alternativa rápida para o simples emagrecimento.
Além de ser um procedimento complexo que promove profundas transformações no trato digestivo, o pós-operatório exige uma série de cuidados como, por exemplo, o período da dieta líquida. Neste post, falaremos mais sobre ele e porque é tão importante.
O que é a dieta líquida?
A cirurgia bariátrica é um tratamento eficaz para o controle da obesidade mórbida ou grave e consiste na redução da capacidade do estômago e, em alguns casos, no desvio do trânsito do intestino.
No entanto, para alcançar o resultado esperado é fundamental manter acompanhamento nutricional e psicológico antes e depois da cirurgia. No que diz respeito à alimentação, a dieta pós-bariátrica é dividida em três fases: líquida, pastosa e sólida.
A dieta líquida deve ser iniciada 24 horas após o procedimento e mantida por até 15 dias. Nesse período, o paciente precisará reduzir consideravelmente o volume de alimentos ingeridos e apenas em forma líquida.
Ainda, o paciente poderá tomar pequenos goles de até 20 ml de líquidos por 5 a 10 vezes durante o dia, de modo que, ao final das 24 horas ele tenha consumido, pelo menos, 1 litro e meio. Dentro da dieta líquida, o paciente passa por duas fases:
Dieta de líquidos claros
Nos primeiros 7 dias pós cirurgia, o paciente precisa realizar a ingestão de sopas sem gorduras, sucos coados de frutas não cítricas, chás e água. Da mesma forma, deve-se iniciar a dieta com um volume de 30 ml e aumentar progressivamente até alcançar 60 ml no final da primeira semana.
Dieta triturada
Passada essa primeira fase, o paciente deve iniciar a ingestão de alimentos triturados, como cereais com aveia, creme de arroz, gelatina sem açúcar, vegetais cozidos, chás e sucos de frutas não cítricas.
Ainda, na dieta triturada, a quantidade de alimentos pode ser aumentada até 100 ml. O paciente também precisa beber cerca de 2 litros de água por dia, mantendo-se hidratado, mas sempre em pequenas quantidades.
Por que fazer dieta líquida?
O processo de emagrecimento da cirurgia bariátrica depende do estabelecimento de uma dieta equilibrada. Como o procedimento envolve muitas modificações no trato digestivo, é preciso adotar cuidados para preservar o organismo e auxiliar na sua recuperação.
Assim, a dieta líquida torna essa transição mais tranquila, de modo que os alimentos sólidos só são inseridos quando o trato digestivo está pronto para recebê-los. Essa fase também facilita a adaptação do paciente.
Isso porque, após a cirurgia bariátrica, o seu estômago terá uma capacidade menor. Com isso, ficará saciado mais rapidamente. Com a dieta líquida ele poderá perceber essa alteração de maneira mais assertiva.
É necessária a suplementação?
Sim. Além de iniciar a dieta líquida, o paciente receberá a prescrição para usar suplementos, pois a cirurgia bariátrica afeta a absorção de nutrientes, o que explica a quantidade de pacientes que apresentam anemia no pós-operatório.
Neste sentido, para que se mantenha o nível de nutrientes necessário ao bom funcionamento do organismo, será preciso fazer a suplementação de proteínas em pó. O nutricionista irá determinar o período e a quantidade necessária.
Enfim, com a leitura deste artigo, você conheceu a importância da dieta líquida e como ela deve ser realizada. Portanto, caso esteja apto à cirurgia bariátrica, faça a sua parte e siga à risca as orientações médicas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!