O sucesso de uma operação não depende exclusivamente do procedimento cirúrgico. Na retirada da hérnia, deve-se levar em conta também, os cuidados pré-operatórios e no pós-cirúrgico. Estes momentos de antes e depois da cirurgia ajudam o paciente a ter mais qualidade de vida e menos riscos de reversão.
Em uma cirurgia de hérnia, muitos elementos posteriores podem determinar o sucesso do tratamento, principalmente pela alimentação.
Nem sempre indicamos uma dieta rigorosa para pacientes pós-operados de hérnia, mas é fato que a alimentação tem caráter fundamental na recuperação do procedimento. O controle alimentar e balanceado é importante em todos os momentos da vida, e por isso não seria diferente no momento pós-cirúrgico.
Cirurgia de Hérnia: a importância da alimentação no pós-cirúrgico
A alimentação é o combustível para todos os processos do organismo, sem a qual o indivíduo certamente chegará à morte. Sua importância é tanta, que a qualidade do alimento pode ser determinante em levar a pessoa à saúde ou à doença.
Nas últimas décadas a alimentação passou a ganhar grande destaque, para o bem e para o mal. Novos processos surgiram para tornar o alimento mais saudável, assim como ficou mais fácil identificar sua qualidade e atuação no corpo humano. Mas as opções de comidas pobres em nutrientes ganhou um espaço ainda maior, levando grande parte da população mundial a obesidade e a outras doenças graves.
Após uma cirurgia como a de hérnia, a alimentação deixa de ser coadjuvante para se tornar determinante para o sucesso cirúrgico. Alguns alimentos devem ser descartados do cardápio, enquanto outros precisam ser valorizados por apresentar os nutrientes necessários para uma recuperação rápida e saudável.
O que consumir e não consumir
Após uma cirurgia de hérnia é preciso começar o processo de recuperação com uma dieta leve, mais fácil de digerir. Nas primeiras semanas, o ideal é iniciar com alimentos cozidos com pouco ou nenhum óleo e sem condimentos.
No café da manha, valorize os cereais como aveia e frutas, optando sempre por sucos naturais e sem açúcar, para evitar aumento da glicose. Para almoço e jantar, reforce o prato com comidas como a coxa de frango, sopa de legumes ou cebola, creme de abobrinha, arroz integral, peixes e tomates.
O corpo precisa de proteínas para fortalecer os músculos, mas o excesso de gordura pode causar problemas na digestão. Dessa forma, opte por comer carnes magras como frango e peixes, ovos, verduras verdes e iogurte. Busque enriquecer as refeições com alimentos ricos em ferro como feijão, brócolis, espinafre e morangos.
Evite produtos lácteos nos primeiros dias após a cirurgia, pela dificuldade em digerir a lactose e por impedirem a absorção de ferro no organismo. E não esqueça de beber muito líquido, para manter o organismo bem tratado e saudável.
Também evite ingerir álcool no pós-cirúrgico. O álcool pode interferir nos efeitos das medicações, caso hajam. além disso, aumentam os riscos de sangramentos e infecções.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.