Cirurgia Robótica

Cirurgia Robótica: 7 Vantagens No Pós-Operatório

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, ou seja, que não exige a realização de grandes incisões no paciente. Para isso, utiliza-se de instrumentos cirúrgicos menores, além de uma câmera que transmite imagens para um monitor.

Ainda, esta técnica representa o que há de mais recente na Medicina, no que se refere às intervenções cirúrgicas. Neste post, explicaremos todas as vantagens da cirurgia robótica em comparação aos outros métodos.

Vantagens da Cirurgia Robótica:

1) Cirurgia Robótica é menos invasiva

Diferente da cirurgia aberta, a robótica não envolve a realização de grandes incisões, acelerando a recuperação do paciente e reduzindo consideravelmente o risco de complicações, além de ser mais preciso.

Da mesma forma, em comparação com a laparoscopia, a cirurgia robótica também é menos invasiva, pois realiza incisões de 8 a 13 milímetros. Isso também significa menos dor, melhor recuperação e retorno mais rápido às atividades.

2) Maior precisão

Na cirurgia robótica, introduz-se uma câmera no local da operação e transmite-se imagens  para um monitor observado pelo cirurgião. Com isso, o profissional tem uma visão clara da região, dando mais precisão.

Além disso, não é qualquer cirurgião que pode realizar este procedimento. Para atuar como cirurgião robótico, é preciso realizar um extenso treinamento teórico e prático. Isso garante que o profissional tenha total domínio do equipamento.

3) Menor risco de sangramento e infecção

Em uma cirurgia robótica, o risco de sangramento é menor e, consequentemente, diminui-se a necessidade de transfusão sanguínea durante a cirurgia. Por isso, é uma técnica indicada para pessoas com hemofilia ou outros problemas de circulação sanguínea.

Da mesma maneira, a ausência de contato direto do cirurgião com o paciente e o tamanho reduzido das incisões representa um menor risco de infecções hospitalares, sendo outra importante vantagem para o paciente.

4) Rápida recuperação

Por conta da menor invasão, ela garante uma recuperação mais rápida, reduzindo também o tempo de internação. Em média, a permanência no hospital leva cerca de 24 ou 48 horas.

Isso ocorre porque o equipamento robótico contribui para a preservação dos vasos sanguíneos e nervos, diminuindo a necessidade de maior observação do paciente.

5) Cirurgia Robótica = Menos dor

Uma das preocupações dos pacientes em relação aos procedimentos cirúrgicos é a dor no pós-operatório. Com ela, não há essa preocupação. Isso porque o procedimento é menos invasivo. Assim, em muitos casos, não há a necessidade de tomar analgésicos após a operação.

6) Qualidade das imagens

A cirurgia robótica é feita através de um equipamento onde o cirurgião controla 3 braços robóticos a partir de um console, que também conta com um monitor que recebe imagens 3D de uma câmera inserida na região a ser operada. Portanto, essa qualidade das imagens melhora a precisão e contribui para o sucesso do procedimento.

7) Maior ergonomia

Em um procedimento convencional ou por laparoscopia, o cirurgião fica diante do paciente e precisa manter-se curvado durante todo o tempo. Em suma, na cirurgia, ele permanece sentado durante todo o tempo, garantindo melhor ergonomia e reduzindo o cansaço.

Enfim, esses são alguns dos principais motivos que explicam o porquê de esta ser a melhor alternativa cirúrgica disponível até o momento. Portanto, se você precisar passar por este procedimento, verifique com seu médico a possibilidade de usar esta técnica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe