Hérnia de hiato

O Que É a Hérnia de Hiato?

Ganho de peso, tosse ou constipação crônica e gestação. O que esses fatores têm em comum? Todos estão relacionados ao risco de desenvolver uma hérnia de hiato, problema que se caracteriza pelo enfraquecimento da musculatura abdominal.

Você já ouviu falar nessa condição? Quer saber mais sobre sintomas, causas e tratamentos? Então, você precisa ler este post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito deste tema.

Entenda a hérnia de hiato

De modo geral, toda hérnia é resultado do escape de parte de um órgão ou de gordura através de um orifício. No caso da hérnia de hiato, há a passagem de órgãos abdominais através do hiato esofágico, localizado no diafragma.

Ainda, o tórax é uma cavidade separada da cavidade abdominal pelo diafragma, um músculo que possui um orifício chamado hiato esofágico, local por onde passa o esôfago. Quando há um alargamento desse orifício, o conteúdo abdominal sofre uma pressão que o empurra para dentro do tórax, ocasionando a hérnia.

Geralmente, o estômago é o órgão acometido por essa condição. Porém, o intestino delgado, cólon e outras estruturas também podem sofrer essa pressão e escapar para a cavidade torácica.

Além disso, a hérnia de hiato pode ser por deslizamento, quando a região onde ocorre a reunião entre esôfago e estômago se projeta para cima do diafragma, ou paraesofágica, quando a porção que une os dois órgãos permanece abaixo do diafragma, mas parte do estômago extravasa pela abertura.

Ademais, esse quadro é classificado em 4 tipos. O tipo 1 trata da hérnia por deslizamento, o tipo 2 diz respeito à hérnia paraesofágica. Já o tipo 3 é a combinação entre os tipos 1 e 2. O tipo 4 se caracteriza pela presença de outras estruturas na hérnia, como o cólon.

Quais os sintomas?

As hérnias são conhecidas por serem silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas em estágio inicial. No caso da hérnia de hiato não é diferente. O que tende a levantar suspeitas pelo quadro é o refluxo gastroesofágico, que surge devido ao enfraquecimento da musculatura.

Além disso, caso a hérnia seja maior que o padrão, o paciente pode apresentar azia, arrotos constantes, dificuldade para engolir, fadiga, dor no peito, falta de ar, tosse crônica, palpitações e arritmia.

Por fim, se o órgão extravasado ficar preso ou for comprimido pelo diafragma, pode impossibilitar a circulação sanguínea no órgão, sendo um quadro grave e que exige assistência médica imediata.

Como é o tratamento?

O tratamento da hérnia de hiato visa aliviar os sintomas e evitar complicações. Caso haja um quadro de refluxo, o médico irá prescrever medicamentos que neutralizam e reduzem a produção do ácido estomacal ou que aceleram o esvaziamento do estômago.

Já o enfraquecimento do músculo hiato não é uma condição passível de tratamento. Por isso, quando a situação é grave, a cirurgia é o único tratamento possível. O procedimento é feito por videolaparoscopia ou por cirurgia robótica e consiste no reposicionamento do esôfago e do estômago, e na correção de possíveis problemas nas estruturas musculares.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a hérnia de hiato, os sintomas mais comuns e as principais formas de tratamento. Portanto, caso suspeite de algo, não hesite em procurar um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe