Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), nos últimos oito anos, cresceu em 84% o número de cirurgias para obesidade realizadas no país. Porém, ainda representam 0,47% da população que é elegível para o procedimento.
Neste post, iremos tratar sobre os requisitos que precisam ser cumpridos para que um paciente seja considerado apto a cirurgia bariátrica. Ficou interessado? Então, continue a leitura.
Indicações para cirurgia bariátrica
Assim como toda intervenção cirúrgica, a bariátrica também apresenta riscos e benefícios. Por ser um procedimento complexo, existem critérios estabelecidos para que uma pessoa esteja elegível para realizá-la.
Ainda, com a cirurgia para obesidade é possível obter uma grande perda de peso, que não é conquistada por outros meios. Porém, provoca uma considerável transformação no organismo e, por esta razão, nem todos estão habilitados para ela.
Um dos principais requisitos para receber a indicação para a bariátrica é a avaliação do grau de obesidade. Para fazer essa mensuração, considera-se o Índice de Massa Corporal (IMC), uma fórmula matemática que consiste na divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado.
Dessa forma, é possível avaliar se uma pessoa está no seu peso ideal, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. No entanto, esse não é o único requisito. A seguir, conheça os critérios que habilitam um paciente a realizar a cirurgia bariátrica:
- ter o IMC maior ou igual a 50 kg/m2;
- ter o IMC maior ou igual a 40 kg/m2, com ou sem comorbidades e que não tenham obtido sucesso no tratamento clínico da obesidade com duração mínima de dois anos;
- pessoas com o IMC maior ou igual a 35 kg/m2 com comorbidade, tais como, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, apneia do sono, doenças articulares degenerativas e/ou com alto risco cardiovascular, e que tenham realizado tratamento clínico por, pelo menos, dois anos.
Além disso, o paciente também deve firmar o compromisso de participar de todas as etapas que envolvem o procedimento, como, por exemplo, avaliação cardiológica, nutricional, psicológica, clínica, endocrinológica, pulmonar, gastroenterológica e anestésica.
A cirurgia para obesidade é indicada para adolescentes?
Embora não seja um padrão, a cirurgia para obesidade pode ser realizada em adolescentes. Para isso, o paciente precisa ter realizado, sem sucesso, o tratamento clínico com mudanças no estilo de vida.
Ainda, mesmo cumprindo esse requisito, a idade mínima para realizar o procedimento é de 16 anos, desde que haja um evidente risco de vida relacionado à obesidade. Em raras exceções, pacientes abaixo dessa idade recebem a indicação cirúrgica.
Quando é contraindicada?
Da mesma forma que temos as indicações, também existem as contraindicações para a cirurgia. A primeira delas é ter o IMC entre 25,1 e 29,9 sem a presença de comorbidades, pois, esse índice não configura obesidade. Outros critérios para a bariátrica ser contraindicada são:
- ter limitação intelectual significativa e não possuir o devido suporte familiar;
- ser diagnosticado com doença pulmonar grave e descompensada;
- ter algum tipo de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo consumo abusivo de álcool e uso de drogas ilícitas;
- ser portador da síndrome de Cushing associada à hiperplasia na suprarrenal não tratada ou tumores endócrinos;
- ter diagnóstico de hipertensão portal com varizes esofagogástricas, doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior, doença cardíaca ou coagulopatia grave.
Enfim, isso é tudo o que você precisa saber sobre as recomendações e contraindicações da cirurgia para obesidade. Além desses critérios, o paciente precisa ser informado sobre os cuidados no pré e no pós-operatório para avaliar se é capaz de realizá-los.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!