hérnia incisional

4 cuidados pós-operatórios para se evitar a hérnia incisional

A hérnia incisional é o abaulamento da parede abdominal sob a cicatriz da cirurgia. Esse abaulamento é provocado pela alça do intestino, que perpassa a parede muscular naquela área fragilizada do músculo, chamada de anel herniário.

Em pacientes que passaram por cirurgias no abdômen, essa perda de elasticidade das estruturas acontece na linha da cicatriz deixada após a incisão cirúrgica. Quando o corte não é bem costurado ou o paciente realiza um esforço grande logo após a cirurgia, a área afetada fica mais sensível e pode voltar a se abrir. É quando uma parte do órgão interno perpassa mais facilmente a parede muscular e provoca a alteração no organismo.

Portanto, no caso de uma hérnia incisional, a fraqueza da parede abdominal é a causa principal do distúrbio. Além do intenso esforço físico repetitivo, outros fatores também estimulam a reabertura desse espaço. É sobre isso que iremos falar a seguir!

Fatores de risco para o desenvolvimento da hérnia incisional

Vários fatores de risco podem aumentar as chances de uma hérnia se desenvolver após a cirurgia, incluindo:

  • infecção na ferida cirúrgica;
  • condições de saúde existentes, como insuficiência renal, diabetes ou doença pulmonar;
  • obesidade;
  • fumar;
  • uso de determinados medicamentos, incluindo medicamentos imunossupressores ou esteróides;

Como evitar uma hérnia incisional?

Para prevenir a hérnia incisional, é importante tomar alguns cuidados que começam antes mesmo da cirurgia que será realizada no abdômen. Conheça alguns deles, a seguir.

1. Mantenha um peso saudável

Pergunte ao seu médico quanto você deve pesar. Peça a ele para ajudá-lo a criar um plano de emagrecimento, se estiver acima do peso. Pergunte ao seu médico quais tipos de alimentos você deve ingerir. 

Não force quando tiver evacuação. Tome um amaciador de movimento intestinal sem receita e beba bastante água. Ao tossir, segure um travesseiro contra a incisão para evitar tensão. 

2. Não fume

 Se você fuma, nunca é tarde para parar. Peça informações se precisar de ajuda para sair. 

3. Use seu dispositivo de suporte conforme as instruções

Pode ser necessário usar um dispositivo de suporte, como um aglutinante abdominal, por até duas semanas após a cirurgia. Isso ajuda a diminuir a dor e o risco de acúmulo de líquidos sob a pele. 

4. Volte às suas atividades habituais conforme as instruções

Não levante peso ou faça atividades extenuantes por até 6 semanas, ou conforme recomendação médica. 

As hérnias incisionais também podem se desenvolver na ausência de outros fatores de risco. Por isso, é importante seguir as orientações médicas para recuperação após qualquer procedimento. Mesmo se você se sentir totalmente recuperado, evite exercícios ou outras atividades extenuantes até que seu médico o libere.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe