A hérnia inguinal é um distúrbio que atinge principalmente os homens. Os sintomas mais comuns do problema são dores e saliência na região da virilha ou saco escrotal.
Esses sinais são mais perceptíveis quando há o esforço e contração do abdômen em determinadas situações, como pegar peso, evacuação e tosse excessiva.
Há ainda alguns casos em que a saliência não é aparente, mas pode ser evidenciada por meio de um exame médico. Ao toque e aperto na região, a área fica dolorida.
Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura do artigo.
O que é hérnia inguinal?
Este é um tipo de hérnia mais comum nos homens do que nas mulheres. Ela é uma protuberância na virilha, que pode ser a parte do intestino que atravessa a parede do músculo – geralmente fragilizada em razão de algum esforço repetitivo, causando a extrusão do órgão para fora da parede do abdômen. Este processo chama-se herniação.
A hérnia inguinal (hérnia na virilha) é uma das mais comuns, atingindo, em média, 70% dos casos de hérnias que chegam aos consultórios. Na hérnia inguinal, a protuberância por parte do intestino, e que se volta contra a pele, pode se tornar mais saliente na virilha ou também no saco escrotal.
As principais causas da hérnia inguinal incluem:
- ser do sexo masculino;
- tosse crônica;
- constipação intestinal (prisão de ventre);
- esforço físico em excesso;
- histórico familiar da doença;
- histórico de algum trauma ou cirurgia na região do abdômen.
Posso ter filhos, mesmo tendo uma hérnia inguinal?
O tratamento da hérnia inguinal pode gerar algumas sequelas na fertilidade masculina. Em alguns casos, por exemplo, a cirurgia para corrigir a hérnia pode bloquear o canal por onde passa o sêmen, gerando a infertilidade.
A tela para correção da parede do abdômen também é outro fator de risco para a fertilidade masculina. Caso ela seja colocada muito apertada, também pode haver o bloqueio dos ductos por onde sai o sêmen.
De forma geral, diversas são as complicações que podem acometer o paciente com hérnia. Elas incluem:
- redução na produção de esperma;
- problemas no desenvolvimento dos testículos, nos casos de hérnia inguinal na infância;
- compressão dos vasos sanguíneos que nutrem os testículos, gerando a atrofia do saco escrotal.
Todas essas são complicações que envolvem a dificuldade de ter filhos de forma natural, após uma cirurgia de hérnia inguinal. De todo modo, tudo dependerá da experiência do cirurgião, do estado de saúde do paciente, respeito ao pré e pós-operatório, além de outros fatores. Ou seja, nem todos os homens terão sequelas da cirurgia.
Consulte o seu cirurgião para esclarecer suas dúvidas com relação aos benefícios e complicações da cirurgia para tratamento da hérnia inguinal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!