A hérnia femoral é uma condição que corresponde a uma protuberância perceptível na coxa. Trata-se de uma protrusão de parte do conteúdo da pelve ou da cavidade abdominal por meio de um ponto enfraquecido do canal femoral. O problema pode estar associado à fragilidade da parede abdominal ou defeito funcional na região.
Esse tipo de hérnia é mais comum em mulheres, embora possa afetar pessoas de ambos os sexos. Menos frequente do que a hérnia inguinal, hérnia de hiato e umbilical, a hérnia femoral pode acarretar sintomas específicos, como saliência perto da virilha, náuseas, vômitos, dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia, cólicas e excesso de gases. Também pode haver desconforto ao fazer esforço, carregar peso ou levantar.
A hérnia femoral aparece especificamente na parte superior da coxa, local em que estão situadas a artéria femoral, além de pequenos nervos e veias. Se não for adequadamente tratado, o quadro pode se agravar e resultar no bloqueio do fluxo sanguíneo para o intestino, o que tecnicamente é chamado de estrangulamento ou obstrução intestinal.
Quer descobrir quais são os fatores que levam alguém a ter hérnia femoral? Leia o texto completo e conheça as principais causas desse problema.
Causas da hérnia femoral
1# Estar acima do peso
O sobrepeso e a obesidade são condições que favorecem o surgimento de hérnia. Quando não é causa principal, o excesso de peso pode se tornar um dos responsáveis pelo agravamento do quadro. Sendo assim, é necessário adotar uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios para manter o peso saudável.
2# Carregar cargas excessivas
Boa parte das hérnias é causada por esforço extremo. Pessoas que carregam muito peso, seja em modalidades esportivas, treinamentos físicos ou atividades laborais são mais propensas a apresentarem herniação, inclusive no canal femoral. Sempre que possível, é importante evitar que o corpo fique sobrecarregado.
3# Tosse crônica
A tosse crônica está entre as causas de vários tipos de hérnia, inclusive, de hérnia femoral. Tossir frequentemente e excessivamente força a parede abdominal e pode fazer com que parte de um órgão se desloque e invada o canal femoral, gerando uma protuberância na porção superior da coxa.
4# Prisão de ventre
A prisão de ventre crônica também pode causar ou piorar a hérnia femoral. A demora para evacuar pode ocasionar o endurecimento das fezes e gerar um maior esforço para expeli-las. Com o tempo, isso enfraquece a parede do abdômen e pode fazer, por exemplo, com que o intestino se mova para o canal femoral.
5# Tabagismo
Tabagistas têm maiores chances de desenvolver uma hérnia femoral. Geralmente, quem fuma apresenta tosse crônica. Esse sintoma tem relação com esse tipo de herniação. Cumpre salientar que o hábito de fumar também pode causar, ou agravar, quadros de hérnia de disco e hérnia inguinal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.