O câncer no intestino é o terceiro tipo de neoplasia mais comum em homens e mulheres. De acordo com estudos recentes, estima-se que aproximadamente 36 mil novos casos serão diagnosticados por ano no Brasil.
Vale destacar que o câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, corresponde aos tumores que se iniciam no cólon (parte integrante do intestino grosso) e no reto (porção final do intestino).
Apesar de grave, esse tipo de câncer é tratável e apresenta grandes possibilidades de cura, quando é detectado precocemente e ainda não houve metástase para outros órgãos. Daí a necessidade de ficar atento aos sinais de tumores no intestino.
Quer conhecer os principais sinais dessa condição? Leia o artigo e entenda como a doença se manifesta.
Sintomas do câncer no intestino
Alterações persistentes no hábito intestinal
Mudanças eventuais e esporádicas no hábito intestinal não são preocupantes, entretanto, alterações bruscas e persistentes devem ser encaradas como um sinal de alerta. Desconfie, caso os episódios de diarreia ou constipação forem constantes.
Dor abdominal intensa
Dores fortes no abdômen são um indicativo de câncer colorretal, muito embora esse sintoma possa estar associado a condições menos graves, como cálculos biliares e úlceras epigástricas. Geralmente, a dor vem em forma de cólicas. Vale destacar que, quando este e outros sintomas de câncer de intestino se manifestam, é provável que o tumor já esteja em fase avançada.
Perda de peso
A diminuição de apetite e perda de peso também são sinais de que a pessoa pode estar com câncer de intestino. O emagrecimento é mais comum em quadros de tumores sólidos. Neste caso, também podem surgir outros sintomas, como fraqueza, fadiga, baixa energia, incapacidade de realizar atividades cotidianas, além de dificuldades para gerenciar o tratamento.
Mudança nas fezes
Quando existe a presença do tumor, também ocorrem alterações nas fezes. Uma delas é sangue oculto ou aparente, além de cheiro fétido e tonalidade enegrecida. A dor ao evacuar ou sensação de evacuação incompleta também fazem parte do conjunto de sintomas de tumores intestinais.
Anemia
Outra manifestação de câncer colorretal é a anemia, sobretudo em indivíduos acima dos 50 anos de idade. Essa condição resulta de sangramento intestinal, que leva a pessoa a uma perda crônica de sangue. Fique atento!
Ao notar a presença de qualquer um desses sintomas, é recomendável buscar auxílio médico imediatamente, a fim de confirmar o diagnóstico ou descartar a existência de câncer no intestino.
O profissional deve analisar não apenas os sinais relatados, como fazer a análise do histórico familiar de câncer, exame físico com toque retal, bem como testes de imagem, como a colonoscopia. Esse método diagnóstico é capaz de visualizar a região e checar se há lesões suspeitas no local.
Geralmente, esse tipo de tumor começa com pólipos e lesões benignas, que evoluem para o câncer de intestino.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!