Cirurgia de apêndice:

Cirurgia de apêndice: quando é indicada a realização dela

A cirurgia de apêndice, também conhecida como apendicectomia, é um procedimento relativamente comum, que consiste na retirada do apêndice. A operação costuma durar entre 30 minutos e meia hora e pode ser feita de forma tradicional ou por laparoscopia. Veja a seguir quando essa intervenção é indicada e mais informações importantes sobre ela.

Cirurgia de apêndice: quando é indicada?

É recomendável que o paciente se submeta à apendicectomia quando é detectada a inflamação do apêndice, a chamada apendicite. O quadro pode ser diagnosticado por meio de exame clínico, combinado à ultrassonografia ou à tomografia do abdômen.

Dentre os sintomas da apendicite, destacam-se uma dor bastante intensa, que começa na região central do abdômen e aos poucos vai migrando para o lado direito, comumente acompanhada por náusea e vômito. Ao perceber esses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. Após ser confirmada a inflamação, o mais indicado é que a operação seja feita nas 24 horas seguintes.

Quando o apêndice inflamado não é retirado do organismo, uma série de consequências perigosas pode acontecer. Existe o risco de esse órgão se romper e levar à infecção generalizada, já que as bactérias vão se espalhar por todo o interior do abdômen. Esse tipo de infecção pode até causar a morte do paciente, por isso, uma apendicite não tratada cirurgicamente é letal.

O que causa a apendicite?

O apêndice é um órgão de cerca de 8 cm, que fica na porção inicial do intestino grosso. Os 2 órgãos são ligados por um orifício e pode acontecer de esse orifício ser obstruído por um acúmulo de fezes. Então, as bactérias que vivem dentro do apêndice ficam presas ali dentro e isoladas do restante do organismo. Nessa condição, começam a se proliferar desenfreadamente, e é isso que leva à infecção.

Até hoje, médicos e pesquisadores não associaram o apêndice a nenhuma função vital para o organismo, e, por isso, ele pode ser removido sem causar nenhuma consequência negativa ao paciente, em casos de infecção.

Como a cirurgia de apêndice é realizada?

No método tradicional, o médico faz uma incisão de cerca de 5 cm do lado direito no abdômen do paciente. É a opção escolhida quando o apêndice já se rompeu ou está dilatado. A recuperação é mais lenta, e a cicatriz tende a ficar mais aparente.

A cirurgia de apêndice por laparoscopia consiste em 3 pequenos cortes de 1 cm cada um, pelos quais são inseridos os equipamentos cirúrgicos. A cicatriz fica praticamente imperceptível, e a recuperação é mais rápida.

Em geral, o tempo de internamento dura de 1 a 3 dias para a cirurgia de apêndice, e o paciente precisa fazer repouso nos primeiros 7 dias, podendo caminhar devagar, mas sem levantar qualquer tipo de peso. Os pontos são removidos depois de 8 a 10 dias, e é recomendável que o paciente beba 8 copos de água por dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe