Ninguém gosta de ouvir do médico que o único caminho a ser tomado para a resolução do problema de saúde que tem é a cirurgia. Por isso, é comum surgirem dúvidas com relação a essa indicação, inclusive em casos de hérnia abdominal.
Pensando nisso, resolvemos preparar um material completo, que vai acabar com as suas dúvidas com relação a esse tipo de procedimento relacionado a esse diagnóstico. Veja a seguir!
Hérnia abdominal: a cirurgia é o único caminho?
Essa hérnia é caracterizada por um orifício na parede do abdômen o qual permite a passagem de conteúdo intra-abdominal. De maneira geral, os pacientes podem sofrer com o problema sem apresentar sintoma algum, o que acaba prejudicando ainda mais o organismo.
Quando o quadro já está mais avançado, o paciente pode sentir uma sensação de queimação e dor, tanto em repouso quanto na hora de levantar algum peso ou fazer esforço físico. Não existem tratamentos específicos para acabar com as hérnias, somente a cirurgia.
Ou seja, não adianta tomar medicamentos ou apelar para terapias diferenciadas, a única forma de se livrar de uma vez por todas de uma hérnia abdominal é por meio de procedimento cirúrgico, o qual a retira totalmente, devolvendo ao paciente a qualidade de vida.
A boa notícia para quem precisa passar pela cirurgia de retirada de hérnia no abdômen é que esta se trata de um procedimento relativamente simples. Quando realizada por um cirurgião habilitado e experiente, a cirurgia é rápida e envolve riscos mínimos.
Não é necessário tomar a anestesia geral, e o tempo de internação varia de 1 a 2 dias, dependendo da saúde do indivíduo. Durante o pós-operatório, o paciente deverá tomar os medicamentos indicados pelo médico, fazer repouso conforme o indicado e retornar para uma avaliação médica, de acordo com as recomendações do cirurgião.
Em grande parte dos pacientes, a hérnia retirada do abdômen não costuma retornar, e, por isso, é possível viver tranquilo, sem nenhuma complicação. Em casos muito raros, pode ser que outra hérnia se forme, sendo necessária outra intervenção cirúrgica.
Quais são os grupos de risco para o aparecimento das hérnias e as principais causas delas?
A maioria dos pacientes que sofrem com uma hérnia abdominal é homem, mas isso não significa que mulheres estejam livres do problema.
Pode-se dizer que, de forma geral, procurar não fazer muito esforço físico e manter um peso saudável são maneiras eficientes de se evitar o aparecimento das hérnias, mas, infelizmente, não há uma fórmula de impedir o surgimento delas. Afinal, até pessoas que não fazem esforços físicos e mantêm uma alimentação regrada podem acabar sofrendo com esse mal, como é o caso de grávidas ou pessoas que possuem predisposição genética.
É preciso lembrar ainda que há diferentes tipos de hérnia abdominal, e somente um profissional da área poderá dar o diagnóstico correto. Por isso, em caso de aparecimento de qualquer um dos sintomas citados anteriormente, procure o seu médico o mais breve possível.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!