Como prevenir a hérnia de hiato

Como melhorar os sintomas da hérnia de hiato?

20% da população brasileira tem ou terá problemas com hérnia de hiato, que é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. O problema que, a princípio, parece afetar somente a parte do estômago, causa mais complicações do que se imagina e atinge muitas pessoas com hábitos alimentares de má qualidade ou que não praticam exercícios físicos.

Ela também é um problema comum em pessoas a partir dos 50 anos. Por conta da debilidade muscular que o corpo sofre, é evidente que o problema afete também a musculatura do tórax e de outras regiões, que a doença afeta e requerem tratamentos específicos.

E quem pensa que prevenir é difícil, se engana. Algumas atitudes muito simples podem ajudar a reverter o quadro negativo da doença e ter uma vida mais saudável. Por isso, aqui vão algumas sugestões de pequenos hábitos que te ajudarão a evitar o problema.

Saiba comer

Aqui a questão não se trata somente de comer alimentos saudáveis, mas de aprender a comer da forma correta. Sabe quando seus pais diziam que se deve mastigar bem os alimentos? Exatamente, mastigar bem os alimentos facilita a deglutição e não provoca estresse na musculatura do estômago para processar as substâncias.

Comer sem pressa e sem interrupções ajuda a triturar os alimentos em porções adequadas para o corpo absorver bem os nutrientes e assim não provocar aquele ardor e dor indesejados.

Evite alimentos gordurosos

Sanduíches, condimentos, frituras, refrigerantes, corantes e conservantes. Todos esses alimentos precisam ser evitados por quem enfrenta uma hérnia de hiato. O nível de acidez desses alimentos é muito alto e prejudica o efeito gástrico. Essa troca pode ser feita por frutas, verduras, óleos naturais e temperos naturais, que não causam um ardor estomacal e possuem efeito alcalinizante.

Beba água

Isso é algo tão óbvio que não precisaria ser comentado. É importantíssimo beber água! O corpo precisa se manter hidratado, mas, além disso, o processo digestivo do corpo também precisa de água para o transporte de nutrientes a outras partes do organismo e para manter o nível de acidez equilibrado.

O ideal é tomar 2 litros de água por dia, cerca de oito copos. Contudo, tome água em horários adequados. Evite beber água durante as refeições, tome somente após 20 ou 30 minutos após se alimentar. Isso ajuda a fazer o sistema digestivo realizar seu trabalho de forma eficiente e sem complicações.

Fortaleça o seu diafragma

O diafragma é uma parte do corpo muito importante para evitar quem sofre com hérnia de hiato. Aprender a armazenar o ar no diafragma ajuda o corpo a controlar a respiração e a estimular a caixa torácica a ter um momento tranquilo.

Pratique respirações compassadas e pressione o diafragma de modo que você saiba controlar o ar que inspira. Dessa forma, os refluxos, ardores e dores na região gastrointestinal são evitados e o diafragma fica mais tonificado.

Um diafragma fortalecido não se romperá com facilidade, e impedirá o estômago de encontrar um caminho através dele. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe