Graças aos avanços da medicina e das tecnologias, é possível disponibilizar aos pacientes exames e tratamentos médicos mais eficazes e menos invasivos. Com o auxílio de computadores e equipamentos de ponta, os profissionais da saúde conseguem obter diagnósticos precisos e executar vários procedimentos cirúrgicos com maior grau de segurança.
A cirurgia robótica é um exemplo desse progresso da área médica. Ela é aplicada em várias especialidades como cirurgia de cabeça e pescoço, cardíaca, torácica, ginecológica, urológica e gástrica.
Em primeiro lugar, é importante entender que todo o atendimento é conduzido por uma equipe médica. Ou seja, o robô não age por conta própria, mas a partir de comandos dos profissionais envolvidos na operação. Nesse tipo de cirurgia, o robô é programado para executar vários procedimentos com o manuseio do instrumental cirúrgico.
Os movimentos são absolutamente precisos e controlados, através do console, pelo médico especialista em cirurgia robótica. A equipe médica controla tudo a partir das imagens tridimensionais mostradas nos monitores. O sistema 3D amplia em até 10 vezes o tamanho das imagens da parte do corpo operada.
A cirurgia robótica é muito segura. Se houver alguma intercorrência, o sistema de segurança da máquina é automaticamente ativado. Suponhamos que o cirurgião tenha que desviar os olhos do monitor por alguns segundos. No mesmo instante, os movimentos dos braços robóticos são interrompidos. O protocolo de segurança da cirurgia robótica estabelece que o controle seja feito a cada hora, durante a operação.
5 diferenciais da cirurgia robótica
Mais visibilidade da área a ser operada
As imagens captadas pelo sistema de cirurgia robótica são 10 vezes maiores, em comparação ao que o médico consegue ver a olho nu. Portanto, o cirurgião consegue executar os comandos com maior precisão.
Segurança absoluta em todos os procedimentos
A cirurgia robótica é muito precisa e segura. Os quatro braços robóticos conseguem executar mais movimentos, manuseando todo o instrumental cirúrgico e realizando os procedimentos conforme os comandos dados pelo médico.
Menos risco de hemorragia e infecção
A cirurgia robótica é menos invasiva, portanto, a probabilidade de hemorragia durante o procedimento e os riscos de infecção hospitalar são mínimos.
Pós-operatório mais tranquilo
Em comparação com uma cirurgia tradicional, a cirurgia robótica proporciona uma recuperação mais rápida, pois as incisões são muito pequenas. Como os riscos de sangramento e infecção são bastante reduzidos, o pós-operatório, na maioria dos casos, transcorre sem dores e outras complicações.
Menos exaustiva ao médico cirurgião
Dependendo da complexidade, uma cirurgia pode demorar mais que duas horas. Durante a operação convencional, o médico é obrigado a ficar o tempo todo em pé, o que torna o procedimento bastante exaustivo. Na cirurgia robótica, o médico pode ficar sentado, dando os comandos aos braços robóticos. Com o uso desse tipo de tecnologia, é possível reduzir a duração das cirurgias e o tempo de internação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!