6 formas de prevenir o câncer de estômago

6 Formas de Prevenir o Câncer de Estômago

Em levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de estômago é o terceiro tipo mais comum de tumor em homens e o quinto entre as mulheres, sendo o tipo adenocarcinoma responsável por 95% dos casos.

Neste sentido, preparamos este post para listar algumas das atitudes mais importantes para prevenir essa doença. Então, se quiser saber mais sobre o tema, continue a leitura deste texto.

Listei abaixo, hábitos e cuidados para prevenção de câncer no estômago

1. Cuidados com a alimentação

Entre as atitudes de prevenção mais eficazes está a manutenção de uma alimentação rica em frutas e vegetais frescos, consumo variado de frutas e grãos inteiros. Da mesma forma, evite ou limite o consumo de carnes vermelhas e processadas, bebidas adoçadas com açúcar e alimentos processados e industrializados.

Estudos mostram que o consumo de processados em conserva, defumados ou com alto teor de sal está relacionado ao aumento expressivo da incidência de câncer gástrico. Estima-se que haja o incremento de 40% nesse risco.

2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O uso de álcool traz diversos riscos para o corpo humano. No que se refere ao câncer de estômago, essa bebida potencializa as chances. Por isso, recomenda-se evitar ou limitar a sua ingestão.

3. Não fume

O fumo favorece o desenvolvimento de uma série de doenças graves e com o câncer de estômago não é diferente. Fumar aumenta o risco de câncer de estômago proximal. Ao mesmo tempo, ao interromper o uso de produtos derivados do tabaco, o risco cai significativamente.

4. Tratamento da infecção pela H. pylori

A bactéria Helicobacter pylori exerce certa influência no desenvolvimento desta doença. Neste sentido, pessoas cujo revestimento interno do estômago esteja infectado por ela precisam tratar a condição para reduzir o número de lesões pré-cancerígenas no estômago.

Para investigar a presença desta bactéria, existem diferentes tipos de exames, como, por exemplo, o exame de sangue, a endoscopia e o teste respiratório para bactérias. A eficácia do tratamento com antibióticos ainda é alvo de estudos.

Ainda, a melhor maneira de evitar a contaminação é a higiene e o saneamento adequado, levando os alimentos e as mãos antes das refeições. Geralmente, a dor de estômago é o sintoma mais característico dessa infecção.

5. Fatores genéticos para o câncer de estômago

O câncer de estômago tem a herança genética como fator de risco. Pessoas com a síndrome de câncer gástrico difuso hereditário tendem a desenvolver um tumor maligno. O mesmo vale para quem tem histórico pessoal de câncer de mama lobular antes dos 50 anos.

Embora não seja possível prevenir os fatores genéticos, pois não são modificáveis, quanto antes o paciente souber do risco acentuado, o tratamento e rastreamento pode ser iniciado de forma antecipada.

6. Controle o peso corporal – diminuição de risco para o câncer de estômago

Estar acima do peso ou ser obeso eleva o risco para alguns tipos de câncer de estômago. Neste sentido, uma das atitudes preventivas mais importantes é manter um peso saudável. Para isso, controle a alimentação e mantenha uma rotina de prática de atividades físicas.

Enfim, essas são algumas das atitudes preventivas que mais contribuem para afastar o risco do câncer de estômago. Além disso, faça a sua parte e realize check-ups médicos periódicos para que qualquer anomalia seja diagnosticada precocemente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe