Com uma rotina cada vez mais acelerada, é comum que adotemos, sem perceber, comportamentos que são extremamente nocivos ao nossos órgãos. No caso do fígado, por exemplo, nossos hábitos podem levá-lo a falência.
Por isso, é importante conhecer os costumes que prejudicam o funcionamento de um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Então, não perca tempo e continue a leitura.
1. Consumir gorduras e açúcares em excesso
O consumo excessivo de carnes vermelhas, gema de ovo e alimentos muito condimentados pode causar grande prejuízo ao fígado. Isso porque são alimentos ricos em colesterol, um tipo de gordura sintetizada pelo órgão.
Embora seja uma substância importante para o organismo e que atue em diversos processos do corpo, ela deve estar em equilíbrio, pois, quando o colesterol não é utilizado, ele é eliminado pelo fígado.
No entanto, se ingerido em excesso, ele passa a se acumular no órgão, o que favorece o desenvolvimento de doenças hepáticas, como, por exemplo, o fígado gorduroso. Então, substitua esses alimentos por verduras, fibras, vegetais e grãos integrais.
2. Dormir pouco
Desde crianças sempre ouvimos nossos pais nos alertarem sobre a necessidade de dormir cedo. Porém, quando crescemos, nos esquecemos dessas orientações e, em função das diversas obrigações, passamos a ter poucas horas de sono.
Entretanto, é justamente enquanto dormimos que o corpo realiza diversos processos degenerativos e de desintoxicação. Assim, quando rompemos o ciclo natural do sono, o fígado não consegue realizar suas funções corretamente e é prejudicado.
3. Deixar de urinar pela manhã
Ao acordamos, é natural que surja aquela vontade de ir ao banheiro para urinar. No entanto, às vezes, pela correria do dia, muitas pessoas pulam esse momento e não conseguem nem ir ao banheiro pela manhã.
Contudo, esse é um hábito extremamente nocivo à saúde do fígado e dos rins. Assim, se você faz parte desse grupo de pessoas que não têm tempo nem para urinar pela manhã, se esforce para mudar essa hábito.
4. Pular o café da manhã
Seja pela orientação de médicos, amigos ou de familiares, sempre ouvimos falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso porque, durante o sono, as reservas de glicose diminuem, influenciando diretamente no desempenho do fígado.
Por isso, separar um tempo para tomar um café da manhã reforçado é necessário. Assim, conseguimos oferecer energia suficiente para o bom funcionamento do organismo. Caso contrário, o estado de baixa glicemia tende a piorar, impedindo que o fígado filtre o sangue.
5. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
O álcool é extremamente nocivo para o fígado, pois é uma substância de difícil sintetização. Além disso, durante esse processamento, o álcool agride o órgão, provocando pequenas lesões que prejudicam o seu funcionamento.
Com isso, há uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento do fígado gorduroso e da cirrose alcoólica. Então, caso queira consumir esse tipo de bebida, evite fazê-lo em grandes quantidades.
Portanto, como você pode perceber, muitos hábitos presentes em nosso dia-a-dia podem prejudicar o funcionamento do fígado. Porém, com a leitura deste post, você já sabe o que precisa fazer para promover a saúde do órgão.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!