sistema digestivo

5 hábitos que podem prejudicar o funcionamento do seus sistema digestivo

Se você sente aquela sensação de mal-estar logo após as refeições, pode ser um sinal de que o seu sistema digestivo não está funcionando bem. Na maioria dos casos, a situação está diretamente relacionada aos maus hábitos.

Neste post, separamos os principais comportamentos que mais prejudicam a sua digestão. Então, se você sofre com esses desconfortos ou deseja preveni-los, recomendamos a leitura do texto.

1) Excesso de estresse

Embora pareça difícil de acreditar que há uma relação entre estresse e má digestão, ela é comprovada cientificamente. Cerca de 90% de toda a serotonina, hormônio do bem-estar, do organismo é produzida pelo intestino.

Dessa forma, quem está constantemente estressado, tende a sofrer uma diminuição na presença desse hormônio, o que pode causar processos inflamatórios no intestino, como, por exemplo, a prisão de ventre. 

2) Ter uma alimentação desequilibrada

A qualidade nutricional dos alimentos que ingerimos é determinante para a nossa qualidade de vida e também para a manutenção do bom funcionamento do sistema digestivo. O estômago e o intestino são órgãos sensíveis e, por isso, são os mais prejudicados pela má alimentação.

Por isso, é necessário ter uma dieta equilibrada e criar bons hábitos alimentares. Outra dica importante é o consumo de probióticos, bactérias boas que ajudam no processo de digestão dos alimentos.

3) Pular as refeições

O hábito de pular as refeições pode afetar o sistema digestivo e agravar o incômodo provocado por gastrites e úlceras. Além disso, ao permanecer por longos períodos sem se alimentar, pode ocorrer a falta de açúcar no sangue (hipoglicemia).

Ademais, esse hábito tende a aumentar a sua sensação de fome, levando-o a exagerar nas refeições. Com esse excesso de alimentos, o sistema digestivo fica sobrecarregado, aumentando o desconforto.

4) Beber pouca água

A ingestão adequada de água é fundamental para uma boa digestão. A recomendação padrão é o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia. Ao manter-se hidratado, você não só beneficia o trato digestivo, mas todo o organismo.

Isso porque a água ajuda no funcionamento intestinal e auxilia na dissolução e absorção dos nutrientes dos alimentos. Com isso, pode evitar diarreia, gases, barriga inchada, prisão de ventre e outras complicações.

5) Ingerir líquidos durante as refeições

Um dos erros mais cometidos pelas pessoas é a ingestão de líquidos durante as refeições. Embora a hidratação seja essencial, consumir bebidas enquanto se alimenta pode prejudicar a digestão e a absorção correta dos nutrientes.

Além disso, a ingestão de líquidos pode deixar o suco gástrico menos eficaz, gerando problemas estomacais, como gases e flatulência. O recomendado é consumir bebidas 30 minutos antes ou depois de se alimentar.

Enfim, esses são apenas alguns dos muitos hábitos que impactam negativamente no funcionamento do sistema digestivo. Portanto, para ter uma boa digestão e evitar o desconforto, abandone esses comportamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp