De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 13.360 novos casos de câncer de estômago em homens. Esses valores correspondem a um risco considerado de 12,81 casos novos a cada 100 mil indivíduos do sexo masculino.
Ficou interessado? Então, continue a leitura. Neste texto, você vai saber mais sobre formas que aumentam as chances de prevenção deste tipo de câncer.
O que é o câncer de estômago?
O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente, podendo levar até anos. Antes do aparecimento do câncer, alterações pré-cancerígenas podem ser observadas no revestimento interno do estômago.
Tais alterações raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas, tornando seu diagnóstico ainda mais desafiador.
O câncer gástrico pode afetar qualquer parte do estômago, embora seja mais comumente observado em uma região chamada de corpo do estômago. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago.
Como é feito o diagnóstico do câncer de estômago
O diagnóstico do câncer de estômago só é possível por meio de uma biópsia. Geralmente ela é feita durante uma endoscopia. Através desse exame, o médico é capaz de visualizar o interior do estômago e colher uma pequena amostra de tecido para ser examinada.
Se o diagnóstico do câncer de estômago for confirmado, o médico deverá pedir outros exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para verificar o estágio da doença.
Tratamentos do câncer de estômago
O tratamento a ser aplicado depende do estágio do qual o câncer se encontra. Quanto antes o diagnóstico é feito, maior a chance de cura. Os possíveis tratamentos são:
- Cirurgia – Vai depender de quanto e para onde o tumor se espalhou. Quando o tumor está restrito ao estômago, pode ser completamente removido cirurgicamente, com uma gastrectomia total. Quando o tumor já atingiu outras estruturas, a cirurgia pode incluir a remoção de partes do pâncreas, baço ou fígado.
- Radioterapia – Costuma ser a opção de tratamento após a cirurgia, quando o tumor não pôde ser completamente extraído. É possível também ser empregado para diminuir tumores que estão atrapalhando a digestão, aliviar dores e sangramentos.
- Quimioterapia – Em casos com metástase, ela pode aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida. Alguns medicamentos novos estão em fase de testes, assim como o uso combinado de alguns já conhecidos.
Como prevenir o câncer de estômago?
O câncer de estômago pode ser prevenido. A seguir, conheça algumas das principais medidas:
- Mudança de hábitos alimentares: Consumir frutas e vegetais frescos, dentre outros alimentos ricos em fibras e vitaminas em seu prato todos os dias, contribui para a diminuição do risco de câncer. Evite alimentos muito salgados, em conserva, curados ou defumados, como cachorros-quentes, carnes processadas ou queijos defumados.
- Mantenha seu peso em um nível saudável: Pessoas acima do peso apresentam maiores níveis de insulina no sangue, o que estimula o crescimento das células, incluindo as cancerosas. A gordura causa, também, um estado de inflamação crônica em todo o corpo, que também favorece o surgimento do câncer.
- Não fume: Fumantes, principalmente os que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a operações no estômago, têm maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer.
- Faça atividade física regularmente: A prática de atividade física traz diversos benefícios que ajudam a regular diversas taxas e equilibrar o fluxo celular, diminuindo o risco de câncer de estômago.
Então, com a leitura deste texto você recebeu diversas informações importantes sobre o câncer de estômago. Vale ressaltar a importância de periodicamente consultar-se com um gastroenterologista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!