úlcera gástrica

Úlcera gástrica: sintomas e tratamentos

As úlceras são feridas que podem surgir em diferentes partes do organismo, como, por exemplo, no sistema digestivo. Quando acometem o estômago, são chamadas de úlceras gástricas, um tipo de úlcera péptica.

Você já ouviu falar nessa condição? Conhece os sintomas e tratamentos? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, você vai conhecer mais sobre cada um dos principais tópicos a respeito do tema.

O que são úlceras gástricas?

Trata-se de feridas que se formam no tecidos que revestem o estômago e podem ser causadas por diferentes razões. Neste órgão, são produzidos diversos tipos de ácidos que atuam no processo de digestão dos alimentos, como é o caso do ácido clorídrico.

Ainda, em pessoas saudáveis, essa enzima limita-se aos alimentos. Porém, em algumas situações, agridem o revestimento do trato digestivo, provocando o aparecimento das úlceras gástricas. Ademais, a ausência de tratamento pode provocar a destruição da parede estomacal e do duodeno. 

Outrossim, essas feridas podem acometer pessoas de qualquer idade, gênero, ocupação profissional ou etnia. No entanto, a formação de úlceras no estômago é mais comum em pessoas acima dos 50 anos. Porém, isso não é uma regra.

Como são causadas?

Geralmente, o revestimento dos órgãos do sistema digestivo possui uma camada de proteção que evita a agressão dos ácidos estomacais. Quando essa camada perde sua função, facilita o desenvolvimento das úlceras.

Ainda, a formação das úlceras gástricas pode estar relacionada com a infecção pela bactéria Helicobacter pylori ou pelo uso excessivo de medicamentos, como, por exemplo, analgésicos, suplementos de potássio e fármacos para tratamento da osteoporose.

Ademais, existem fatores que tornam uma pessoa mais suscetível ao desenvolvimento dessas feridas no tecido estomacal, tais como, consumo abusivo de álcool, tabagismo, tratamento de doenças graves ou realização de radioterapia.

Quais os sintomas mais comuns?

O primeiro sintoma característico de uma úlcera gástrica é a dor abdominal semelhante à sensação de uma queimação ou de algo corroendo o estômago, principalmente na parte superior do abdômen.

No entanto, não é uma regra, pois, existem casos em que os pacientes relatam a dor na região abaixo das costelas (hipocôndrio) ou que irradia para as costas. Ademais, a dor dessas úlceras tende a ser mais intensa após as refeições.

Outrossim, o paciente também pode apresentar inchaço da mucosa que obstrui a passagem dos alimentos e provoca sensação de empachamento, saciedade precoce, ânsia de vômito ou vômitos após as refeições.

Como é o tratamento?

O tratamento das úlceras gástricas varia de acordo com as causas do problema. Quando é provocada pela bactéria H. pylori, o médico irá prescrever antibióticos para eliminá-la do estômago.

Ademais, o tratamento também consiste na redução da acidez estomacal através do uso de medicamentos anti-ácidos. Caso haja sangramento excessivo, pode ser preciso fazer uma endoscopia ou uma cirurgia para interromper a hemorragia.

Outrossim, se a causa das feridas estiver relacionada com o uso de algum medicamento, o profissional de saúde poderá indicar a interrupção dessa utilização. Porém, lembre-se que somente um médico está habilitado a fazer esse tipo de recomendação.

Por fim, as úlceras gástricas costumam trazer grande desconforto para o paciente, afetando sua qualidade de vida.  Além do tratamento prescrito, a adoção de uma alimentação saudável e o controle do estresse contribuem para a redução dos sintomas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp