síndrome do intestino irritável

Síndrome do Intestino Irritável: quais as causas e os tratamentos?

A síndrome do intestino irritável (SII) é caracterizada como um distúrbio funcional que atinge o trato digestivo e desperta episódios de desconforto e dor abdominal, excesso de gases, prisão de ventre e diarreia.

Essa condição é considerada uma das principais desordens digestivas do mundo, afetando mais de um bilhão de pessoas — o que representa cerca de 20% da população mundial.

Com maior incidência em mulheres, esse distúrbio pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, mas costuma ser mais frequente em indivíduos entre 20 e 40 anos de idade.

Causas da síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável não possui uma causa exata. No entanto, existem alguns fatores que podem estar envolvidos com o surgimento e com o agravamento desse problema. Entre eles, estão:

Alimentação

Ainda não se sabe qual a verdadeira relação acerca da alimentação com essa síndrome, mas é comum que os sintomas da doença apareçam com maior intensidade após a pessoa ingerir determinados alimentos, como chocolate, gorduras em geral, feijão, repolho, leite, refrigerantes, álcool, entre outros.

Fatores emocionais

Fatores emocionais como estresse, ansiedade, medo e depressão podem desencadear ou piorar os sintomas da SII. 

Hormônios

As mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolverem esse distúrbio do que os homens e, por esse motivo, muitos pesquisadores acreditam que as alterações hormonais exercem um papel importante no desenvolvimento dessa condição.

Além disso, grande parte das mulheres afirma que os sintomas da doença se agravam durante a menstruação ou em períodos próximos à ela.

Infecções e outros problemas inflamatórios

Em alguns casos, uma outra doença — como um episódio agudo de diarreia infecciosa (gastroenterite) ou o crescimento excessivo de bactérias no intestino, por exemplo — também pode desencadear um quadro da SII.

Sintomas da síndrome do intestino irritável

Os sintomas desta doença costumam aparecer e desaparecer em intervalos regulares, podendo variar bastante de pessoa para pessoa e, muitas vezes, são semelhantes aos sintomas de outras doenças gastrointestinais.

Confira, abaixo, os sintomas mais comuns:

  • Dor abdominal relacionada ou aliviada pela evacuação;
  • Diarreia ou constipação (às vezes alternando crises entre os dois problemas);
  • Alteração na consistência das fezes;
  • Inchaço abdominal;
  • Muco nas fezes;
  • Gases;
  • Cólicas.

Tratamento para a síndrome do intestino irritável

Como ainda não é de conhecimento geral o fator que leva o paciente a desenvolver essa doença, o tratamento é focado em proporcionar um alívio dos sintomas e uma melhora na qualidade de vida. Ele é feito por meio do uso de medicamentos específicos para cada sintoma.

Para dor

Nesse caso, normalmente o tratamento é realizado com antiespasmódicos. Alguns pacientes também reagem bem ao uso de anti-inflamatórios e, nos casos mais graves, à morfina e derivados.

Para a prisão de ventre

Esse sintoma pode ser aliviado por meio de uma dieta rica em fibras e pelo uso de laxativos osmóticos.

Além disso, medicamentos capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também podem ser úteis.

Para a diarreia

Aqui, são recomendados medicamentos antidiarreicos, que proporcionam um aumento na consistência do bolo alimentar e diminuem a frequência dos movimentos intestinais.

Ademais, casos de síndrome do intestino irritável mais refratários também podem ser tratados com antibióticos em um curto período de tempo. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp