apendicite

Quais os sintomas da apendicite?



O quadro inflamatório-infeccioso característico da apendicite atinge mais pessoas na faixa de 20 a 30 anos de idade e pode ser seriamente grave. 

Em caso de dor aguda na parte inferior direita do abdômen, procure ajuda médica o mais breve possível, pois se a doença não for tratada a tempo, pode evoluir em algumas horas e, em situações mais graves, levar ao óbito.

O que é apendicite?

O apêndice é uma extensão pequena do intestino grosso, que serve como uma espécie de depósito para bactérias.

Sua função é ajudar na digestão dos alimentos consumidos que fazem o trajeto do sistema digestivo.

Quando o apêndice inflama, ele fica totalmente tomado por pus e pode causar uma dor abdominal implacável, gerando uma condição chamada de apendicite ou apendicite aguda.

A doença normalmente causa uma dor aguda e forte do lado direito do abdômen, na altura do umbigo.

O que é apendicite supurada?

Se trata de uma expressão utilizada para definir os casos em que a inflamação ocasionou o rompimento do órgão. 

Nessas circunstâncias, a dor é acentuada e o risco de uma infecção generalizada (sepse) acontecer é muito alto. Para que isso não ocorra, é fundamental procurar ajuda o mais breve possível.

Causas

Essa doença possui diversas causas, contudo, a mais comum é a entrada de uma quantidade de fezes (bolo fecal) dentro do apêndice, ocasionando a inflamação e irritação do órgão.

Uma infecção gastrointestinal que possibilita a invasão de bactérias no apêndice também pode causar a doença.

Sintomas

Conforme já mencionado anteriormente, o principal sintoma é uma dor forte e aguda no lado inferior direito do abdômen do paciente, normalmente bem próxima ao umbigo.

Esse é o chamado lado da apendicite, onde o órgão está localizado no corpo.

A dor pode iniciar com pontadas brandas, se intensificar e, com o passar do tempo, se tornar quase que insuportável.

Outros sintomas podem incluir:

  • Falta de apetite: esse é um dos principais sintomas da doença, mas como é comum na maioria dos quadros de infecção, torna-se um sinal indefinido;
  • Colapso do aparelho digestivo: o intestino para de funcionar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Apatia;
  • Prisão de ventre;
  • Rigidez e inchaço abdominal.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, feito com base no relato do paciente e na palpação do abdômen. 

No caso das mulheres, a inflamação das tubas uterinas, útero e ovários (anexite) também causa dor do lado direito do abdômen. Portanto, é necessário estabelecer um diagnóstico diferencial.

A tomografia e o ultrassom ajudam bastante nessa distinção.

Determinar o diagnóstico dessa doença às vezes pode ser complicado. Dessa forma, se houver suspeita de infecção, o paciente deve ser rapidamente encaminhado para realizar um procedimento cirúrgico, evitando complicações mais graves.

Tratamento

Essa doença geralmente é tratada por meio de uma remoção cirúrgica emergencial, a fim de evitar a já citada apendicite supurada, que pode ocasionar o óbito do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 



O que deseja encontrar?

Compartilhe