osteosarcoma

Como é a cirurgia para tratamento do osteossarcoma?

Osteossarcoma é um tipo de tumor que surge inicialmente nas células dos ossos. Ele pode começar em qualquer osso do corpo, mas é muito mais recorrente nos seguintes:
  • osso superior do braço, na região próxima ao ombro;
  • fêmur, nas proximidades do joelho;
  • tíbia, também próximo ao joelho.
Esse tipo de tumor é o que mais acomete crianças e adolescentes, especialmente aquelas que estão passando pelo chamado estirão da puberdade. Um dos principais motivos para isso, é a alta velocidade com que os ossos costumam crescer nessa fase da vida. Por outro lado, há casos verificados em pessoas adultas.

Cirurgia para osteossarcoma

A cirurgia é uma etapa fundamental para o tratamento desse tipo de câncer. Ela é recomendada para quase que todas as situações. Suas fases incluem:
  • realizar biopsia com o intuito de fazer o diagnóstico do câncer;
  • promover o tratamento cirúrgico para a remoção do tumor.
É fundamental, no entanto, que a biopsia e a cirurgia sigam uma linha conjunta de planejamento. Se for o mesmo cirurgião o responsável pela biopsia e pela cirurgia, melhor ainda. Tudo deve ser conduzido de modo que haja chances maiores e melhores de que não seja preciso realizar uma intervenção cirúrgica de menor escala no futuro. Com relação à cirurgia em si, ela tem como principal meta fazer a remoção de todo o câncer. Todo cuidado é pouco, pois, caso um ínfimo número de células cancerígenas seja deixado para trás, há risco de multiplicação e de formação de um novo tumor. Assim, com base na prevenção de um possível retorno, o cirurgião retira, também, parte do tecido normal, em volta do tumor. Para definir o melhor método de realizar o procedimento, o médico cirurgião avaliará o tamanho do tumor, bem como sua localização. Mesmo considerando que todas as operações que envolvem a remoção de osteossarcomas sejam complexas, as ocorrências nos braços e nas pernas costumam ser mais fáceis.

Causas

Geralmente, esse tipo de câncer tem origem em erros no próprio DNA das células. Dessa maneira, quando isso acontece, elas dão início a um processo sem controle de multiplicação. Como resultado, o tumor começa a tomar conta de estruturas e áreas mais próximas. Até o momento, a medicina não conseguiu identificar quais fatores desencadeiam todo esse processo.

Processo de reabilitação

A fase de recuperação ou reabilitação é uma das etapas mais complexas que envolvem a cirurgia da qual estamos tratando. Seja a ocorrência da doença em criança ou em adulto, é muito recomendado que um especialista na área seja consultado, antes mesmo da realização da cirurgia. Assim, será possível ter uma visão melhor sobre quais as possibilidades e o que poderá ser necessário após a realização do procedimento de retirada do osteossarcoma. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! Post Preparamos esse artigo com algumas considerações importantes para você entender como funciona a cirurgia para osteossarcoma.  Confira e fique por dentro desse tema. Saiba mais em: http://www.herniabh.com.br/

O que deseja encontrar?

Compartilhe