Obesidade

Obesidade: como prevenir?

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, a obesidade acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras. Por isso, é de extrema importância adotar medidas para prevenir esse grave problema de saúde pública.

Você sabe o que fazer para evitar a obesidade? Caso não, este texto é leitura obrigatória.

Dicas para prevenir a obesidade

A seguir, separamos algumas das dicas de prevenção mais eficazes. Então, não perca tempo e continue a leitura.

1) Controle a ingestão de alimentos de origem animal

Os alimentos de origem animal são importantes para nossa alimentação, pois são boas fontes de proteínas e vitaminas, atendendo às necessidades diárias do organismo. O problema está no seu consumo excessivo.

Isso porque, esses alimentos são altamente calóricos e possuem um teor excessivo de gorduras não saudáveis. Por isso, é importante controlar o consumo de carnes vermelhas e brancas, principalmente para quem sofre com doenças cardiovasculares.

2) Prefira alimentos in natura ou minimamente processados

Ao preparar sua alimentação diária, sempre dê preferência aos alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais. Caso não seja possível, procure, pelo menos, consumir aqueles que não passaram pela adição de sal, açúcar, óleos ou gorduras.

Existem inúmeras opções desses alimentos disponíveis nos mercados próximos de você. Alguns exemplos são: frutas, verduras, ovos, tubérculos, raízes, carnes resfriadas ou congeladas, oleaginosas, sucos integrais, chás, iogurte natural, feijão e leite.

3) Não fique longos períodos sem comer

Quando ficamos longos períodos em jejum, nosso organismo entra em estado de alerta e passa a acumular energia para garantir nossa sobrevivência. Assim, quando voltamos a nos alimentar, é comum que façamos a ingestão de uma quantidade maior do que estamos habituados.

Por isso, não fique mais de três horas sem se alimentar. Dessa forma, você estabiliza o nível de açúcar no sangue e mantém a sensação de saciedade. No entanto, lembre-se de dividir suas refeições em pequenas quantidades.

4) Desenvolva uma rotina

Existem diversas atitudes rotineiras que nos ajudam a promover hábitos saudáveis em longo prazo, especialmente aqueles que se referem à alimentação. Um bom exemplo é a definição de horários certos para se alimentar.

Além disso, prefira sempre as refeições preparadas em casa, pois facilita o controle do tipo e da quantidade de alimentos. Outra dica é planejar os cardápios em família. Assim, você envolve as crianças nessa busca por uma alimentação saudável.

5) Pratique exercícios físicos com regularidade

O emagrecimento saudável é resultado da combinação entre alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Por isso, se você deseja prevenir a obesidade, abandone o sedentarismo e dedique parte do seu tempo para se exercitar.

Desde uma boa corrida ou exercícios na academia até a prática de esportes, o importante é não ficar parado. Porém, tenha regularidade. Não adianta se dedicar às atividades físicas apenas uma vez por mês.

Enfim, a obesidade é um problema grave e pode trazer vários prejuízos a sua saúde, além de afetar a sua qualidade de vida. Por isso, busque todas as alternativas possíveis para prevenir o excesso de peso corporal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

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