3 exercícios físicos para prevenção do surgimento de hérnias

Com o passar da idade, a chance de desenvolvimento de hérnias no corpo aumenta consideravelmente. A perda de massa muscular e o enfraquecimento dos ossos são condições facilitadoras para o surgimento delas. Neste texto, falaremos de 3 exercícios e outras dicas que podem ajudar o seu corpo a evitar esse problema e todos os contratempos causados por ele. Confira!

O que é hérnia?

Pela definição médica, uma hérnia aparece quando algum órgão ou parte do corpo deixa o local de origem — seja espontaneamente seja provocado por algum acidente ou lesão. Um dos tipos mais comuns dessa condição é a de disco, que ocorre quando há um tecido presente entre as vértebras na coluna.

Mas há diversos outros tipos que podem acometer uma pessoa. A de disco é mais comum em pessoas que têm sobrepeso ou hábitos sedentários de vida, e por isso a realização regular de exercícios ajuda a manter a boa forma, diminuindo as chances de se ter o problema.

Entretanto, vale ressaltar também que certos exercícios realizados de forma errônea forçam o corpo excessivamente, tendo um efeito contrário e facilitando a ocorrência do problema em análise. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo!

1. Aquecimentos e alongamentos

Uma medida importante para evitar as hérnias ao realizar exercícios é sempre se alongar e aquecer o corpo antes do exercício em si. Isso prepara melhor músculos, articulações e ossos para os movimentos, evitando desconfortos e deslocamento irregular de partes do corpo.

Começar os exercícios com versões de menos impacto ou intensidade ajuda a diminuir as chances dessa indesejável alteração. Para quem já tem o problema, alongamentos e aquecimentos também são indicados, para evitar o agravamento do quadro.

2.  Pilates

Os exercícios do pilates são bastante indicados, para quem deseja evitar o aparecimento das alterações e para quem já tem o problema. Uma das maiores vantagens do pilates é o uso dos aparelhos, que isolam determinadas partes do corpo para serem exercitadas. Isso intensifica a ação dos movimentos sobre músculos localizados, além de proteger outras partes do corpo do impacto dos exercícios. As posturas têm diferentes níveis de intensidade e podem ser realizadas de acordo com as necessidades individuais da pessoa.

3. Hidroginástica

A hidroginástica também é um exercício altamente recomendável para prevenir ou combater o problema. O grande diferencial desse exercício é a realização na água, que diminui consideravelmente o impacto dos movimentos sobre as juntas, os ossos e os músculos.

A água oferece resistência ao corpo, obrigando o praticante a se esforçar mais durante os exercícios, aumentando o vigor físico e a potência muscular. Hábitos saudáveis, exercícios e boa alimentação reduzem as chances de hérnias. Não deixe de praticá-los!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Diego Paim