vesícula biliar

Qual A Função Da Vesícula Para O Organismo?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre uma condição incômoda conhecida como pedra na vesícula. Porém, pouco se sabe sobre esse órgão e o papel que ele desempenha em nosso organismo.

Você sabe qual é função dele? Então, preparamos este post para elucidar essa questão e explicar tudo o que você precisa saber sobre esse órgão.

O que é e para que serve a vesícula biliar?

A vesícula biliar é um órgão que integra o sistema digestivo e tem a forma de um saco, semelhante a uma pera, e está localizada abaixo do fígado. Mesmo medindo cerca de 10 cm, ela exerce uma função importante para o organismo: o armazenamento da bile. 

Ainda, após a ingestão de alimentos e a passagem deles pelo duodeno, porção inicial do intestino delgado, o organismo libera um hormônio chamado de colecistocinina. Essa substância serve para indicar a vesícula biliar que ela precisa se contrair para liberar a bile.

Assim, há um processo de digestão das gorduras. Apesar de exercer uma função necessária para o corpo, ela não é vital, o que permite que uma pessoa leve uma vida normal, mesmo após a retirada desse órgão.

O que é a bile?

Trata-se de um líquido produzido pelo fígado e é composto por uma mistura de várias substâncias, entre elas, água, colesterol, sais e ácidos biliares. A sua função é atuar na digestão e absorção das gorduras dos alimentos.

Para isso, a bile se mistura com o suco pancreático e com os alimentos. A vesícula é capaz de armazenar cerca de 50 ml de bile. No entanto, o estômago chega a produzir até 2000 ml por dia, o que ultrapassa a capacidade do órgão.

Ainda, para que a bile passe pelo duodeno e cumpra sua função, ela precisa ser fluída como a água. Porém, o colesterol naturalmente não se mistura com a água, o que obriga o organismo a envolver cada partícula de colesterol com os sais e ácidos, fazendo com que ocorra haja essa fluidez.

É possível levar uma vida normal sem a vesícula?

Quando há a formação de cálculos na vesícula biliar que causam dor e outros incômodos ao indivíduo, a cirurgia para remoção do órgão é necessária. Nesse momento, surge a dúvida muito comum: é possível viver sem a vesícula? Podemos afirmar que sim.

Ainda, o órgão serve para armazenar a bile e liberá-la para o duodeno durante a digestão. Na sua ausência, o fígado continua a produzir a bile, que fica gotejando continuamente no duodeno. Assim, o organismo se adapta e as pessoas não sentem falta do órgão.

Em casos menos frequentes, alguns indivíduos se sentem mal após consumir alimentos muito gordurosos. Além disso, a exposição contínua do intestino à bile pode causar irritação, o que faz com que ocorra a urgência evacuatória.

Para aliviar esse quadro, os médicos podem prescrever a colestiramina, um tipo de resina que gruda os sais biliares, impedindo que irritem o intestino, melhorando os sintomas.

Portanto, a vesícula biliar desempenha um importante papel no organismo, mas não é um órgão vital. Porém, as indicações cirúrgicas não são comuns e os cálculos costumam ser espontaneamente eliminados nas fezes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe