doença de crohn

Doença de Crohn tem cura?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn, triplicaram no Brasil nos últimos anos,

Você já ouviu falar nessa patologia? Caso não, recomendamos a leitura deste post. Nele, você vai entender mais sobre o funcionamento dela, seus sintomas, tratamentos e se existe ou não a possibilidade de cura.

O que é a Doença de Crohn?

Trata-se de uma doença inflamatória intestinal que afeta, principalmente, a parte inferior do intestino grosso (cólon) e do intestino delgado (íleo). No entanto, pode se desenvolver em qualquer local do trato gastrointestinal.

Nos últimos anos, a incidência da doença de Crohn se tornou mais frequente no mundo. Porém, ela é ainda mais comum em pessoas de ascendência norte-europeia e anglo-saxã. Ademais, os pacientes costumam manifestar o problema entre os 14 e 24 anos.

Como é causada?

Ainda não se conhece a causa exata da doença de Crohn. Entretanto, estudos recentes apontam para uma disfunção do sistema imunológico, de modo que o intestino desenvolva uma reação excessiva à presença de um agente ambiental, infeccioso ou alimentar.

Há o componente genético no desenvolvimento da doença, acometendo pessoas que tenham, pelo menos um membro da família com ela.  No entanto, ocorre de forma menos frequente. Ademais, existem fatores que tornam uma pessoa mais suscetível a adquirir a patologia. São eles:

  • idade: a maioria dos casos surge a partir dos 14 anos;
  • tabagismo: o fumo aumenta as chances de desenvolver a doença e também intensifica os sintomas;
  • estresse: pode desencadear o quadro;
  • uso de medicamentos: as pílulas anticoncepcionais e os anti-inflamatórios não esteroides aumentam o risco.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença de Crohn se tornam mais intensos à medida que o quadro evolui. Por isso, podem ser manifestar de forma leve ou severa, dependendo também da área afetada e da intensidade da inflamação. Os sinais mais característicos são:

  • dificuldade para eliminar gases;
  • diarreia com ou sem sangue;
  • inflamações na boca;
  • febre;
  • cólicas;
  • perda de apetite;
  • distensão e dor no abdômen;
  • perda de peso;
  • atraso no crescimento em crianças.

Além disso, a patologia pode provocar inflamações por outras partes do corpo, como, por exemplo, tendinite, artrite, catarata, conjuntivite, hepatite e surgimento de nódulos inflamados em baixo dos olhos.

A doença tem cura?

Ainda não existe uma cura para as DIIs. Porém, com a realização do tratamento adequado, é possível haver remissão do quadro. Para preveni-la, recomenda-se evitar o uso de antibióticos, ingestão de fibras e não consumir alimentos industrializados.

Como é o tratamento?

O tratamento desta doença passa por diversas etapas. O primeiro passo é mensurar o grau de atividade da inflamação, classificando-a em leve, moderada ou grave. A depender dessa intensidade, o tratamento pode ser menos ou mais agressivo.

Ainda, o tratamento convencional é medicamentoso e visa reduzir o quadro inflamatório. Para isso, o médico pode prescrever corticoides, antibióticos, imunossupressores e aminossalicilatos.

Quando o paciente apresenta alguma obstrução ou complicação no trato gastrointestinal, ou não responde ao tratamento clínico, a intervenção cirúrgica é indicada. Além disso, será necessário evitar o consumo de alguns alimentos.

Portanto, com a leitura deste post, você entendeu um pouco mais sobre a doença de Crohn, seus sintomas e formas de tratamento. Embora não tenha cura, o paciente pode buscar o tratamento e conviver com ela.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe