cirurgia de hérnia - cuidados

Quais cuidados devo tomar antes de uma cirurgia de hérnia?

Para que uma cirurgia de hérnia seja bem-sucedida, é preciso que haja um empenho do paciente para realizar os cuidados pré-operatórios adequados. Os períodos que antecedem e sucedem um procedimento cirúrgico são determinantes para que tudo saia bem e não haja reincidência do problema.

A hérnia é um abaulamento na região abdominal que surge após um rompimento ou fissura do tecido que reveste os órgãos, permitindo que parte dele saia pelo orifício formado. De acordo com o tamanho e tipo da hérnia, ela pode se tornar muito dolorida e até mesmo causar infecções.

Os cuidados pré-cirúrgicos

O risco cirúrgico de complicações está presente em todas as cirurgias, mas para que seja reduzido é preciso realizar um bom período pré-operatório. O objetivo dessas ações é deixar o paciente mais saudável para realizar a operação. Seu estado de saúde é prioridade, sendo indicada a realização de uma bateria de exames laboratoriais e clínicos (como hemograma e eletrocardiograma , por exemplo) para uma averiguação mais profunda do organismo.

Os exames realizados podem indicar possíveis possibilidades de problemas cirúrgicos, como a presença de alergias, insuficiência cardíaca, infecções e níveis alterados de pressão, entre outros. Muitas vezes pequenos problemas podem causar reações adversas durante a cirurgia e eles não podem ser negligenciados.

O hemograma, por exemplo, é um dos exames mais importantes para um pré-operatório. Ele indica se há alguma anemia, leucemia, infecções virais ou bacterianas e inflamações, tudo isso a partir da contagem dos glóbulos vermelhos, brancos e das plaquetas.

Em alguns casos, há a necessidade de que o paciente tome remédios para preparar o organismo para a cirurgia.

Fumantes devem deixar o hábito por, pelo menos, cinco dias antes da operação. Isso ajudará o organismo, evitando as tosses  (que podem abrir os pontos) e também auxiliando com uma circulação sanguínea mais saudável.

Preparatório de uma cirurgia de hérnia

Além dos exames básicos para qualquer operação, o paciente que se submeterá a uma cirurgia de retirada de hérnia precisa estar em jejum de pelo menos 8 horas. O motivo disso é a possibilidade de que durante o período de anestesia haja alguma aspiração do conteúdo estomacal, levando-o até os pulmões. Caso isso ocorra, podem surgir complicações sérias e até mesmo levar o paciente à morte.

Todos os remédios usados devem ser informados ao médico, para que ele avalie suas possíveis reações durante a cirurgia – inclusive se há algum anticoagulante, para evitar qualquer risco de trombose durante e após a cirurgia.

O paciente deve ser internado, no mínimo, uma hora antes do horário da cirurgia ou de acordo com a indicação médica. Ao chegar ao local onde o procedimento será realizado, é imprescindível que esteja em posse de todos os exames pré-operatórios realizados. A equipe hospitalar encaminhará o paciente ao seu leito para prepará-lo para a cirurgia. Se for possível, é indicado que haja sempre um acompanhante para levar e trazer o paciente até o local e ajudá-lo nos primeiros momentos pós-cirúrgicos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe