hérnia femoral

Como identificar a hérnia femoral



A hérnia femoral é um tipo de hérnia que pode aparecer em qualquer fase da vida. O problema acomete mais mulheres do que homens, aparecendo principalmente após a gravidez ou em idosas.

Acontece quando parte da gordura presente no abdômen se desloca para a coxa, na chamada região femoral, próximo à virilha. 

É importante não confundir com a hérnia inguinal, que aparece na virilha. Inclusive porque é mais comum nos homens e envolve o escape de parte do intestino para a virilha.

Por outro lado, a hérnia femoral pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves, por causa da região do corpo em que aparecer. O desconforto ao se levantar ou carregar peso é um dos sinais mais observados em quem tem este tipo de hérnia.

O que causa a hérnia femoral

Não existe uma causa específica para o aparecimento desta hérnia. No entanto, o aumento da pressão na região abdominal pode causar esse vazamento para a região femoral.

Pessoas que estão com sobrepeso, que tem tosse crônica ou prisão de ventre podem ter maior tendência a desenvolver o problema. Assim como aquelas que levantam muito peso. Como há esforço excessivo no abdômen, as chances de surgirem hérnias femorais aumentam.

Além disso, a idade e a gravidez aumentam a possibilidade de este problema aparecer.

Identificação da hérnia femoral

A identificação da hérnia femoral é feita de modo bastante simples, assim como acontece com outras hérnias. Após perceber alguma alteração na região da coxa, o paciente marca uma consulta com o clínico geral. Mesmo pequena, a protuberância pode ser notada. 

Havendo a suspeita da hérnia, o médico irá, inicialmente, observar e apalpar a região. Este primeiro exame servirá para descartar a possibilidade de outras doenças.

Também pode ser pedida uma ultrassonografia, para confirmar a existência da hérnia e para que seja possível observar melhor a protuberância e assim analisar a necessidade de tratamento cirúrgico imediato.

Nestes exames o médico irá analisar algumas características da hérnia, como o seu tamanho. Também irá verificar o inchaço na região da coxa. Como pode ser assintomática, após identificada, haverá acompanhamento médico constante, para observar o aparecimento de algum sintoma, mesmo que pequeno.

Tratamento

Hérnias pequenas exigem apenas acompanhamento, especialmente se não causam desconfortos para o paciente. O objetivo é que exista tempo para se programar para a cirurgia, podendo fazer os exames necessários e escolhendo uma data que seja mais interessante para você.

Ainda assim, é importante ressaltar que o único tratamento efetivo para qualquer hérnia é a cirurgia. 

Quando a hérnia femoral é grande e causa desconforto, a cirurgia é marcada o mais rápido possível. Principalmente porque existe a possibilidade de estrangulamento. Depois de corrigida, raramente a hérnia volta a aparecer.

Possíveis complicações

O estrangulamento da hérnia é a principal complicação caso o problema seja ignorado. Neste caso, há interrupção do fluxo de sangue que vai para o intestino. Quando ocorre, os seguintes sintomas passam a aparecer: vômito, dor abdominal, diarreia, náuseas.

Agora você já sabe como é identificada a hérnia femoral. Por isso, se notar qualquer alteração em sua coxa, mesmo que sem nenhum sintoma, não deixe de visitar seu médico para verificar do que se trata.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!



O que deseja encontrar?

Compartilhe