Bypass gástrico

Como é o pós-operatório do Bypass gástrico?

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde brasileiro, mais da metade da população do país tem excesso de peso. Quando a obesidade se torna grave, a cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz e pode ser realizada por bypass gástrico, dentre outras técnicas.

Você já ouviu neste tipo de procedimento? Sabe como ele funciona? Conhece os cuidados do pós-operatório? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre esta técnica de gastroplastia.

O que é a cirurgia bariátrica por bypass gástrico?

Trata-se de um procedimento que pode promover a perda de até 70% do peso inicial do paciente. A técnica consiste na redução do tamanho do estômago e na alteração do trânsito do intestino, levando o indivíduo a se saciar mais rapidamente e reduzir a quantidade de alimentos ingeridos.

Porém, em função da grande mudança que provoca no sistema digestivo, a cirurgia por bypass gástrico só é recomendada para pacientes que tenham o Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 40 kg/m2, ou, acima de 35 kg/m2 se houver comorbidades.

Além disso, outro requisito para sua realização é a necessidade de o indivíduo ter utilizado a banda gástrica ou o balão gástrico anteriormente, sem obter os resultados esperados. Apesar de ter um alto custo, em alguns casos, esse tipo de cirurgia bariátrica pode ser realizada gratuitamente no SUS.

Como funciona?

A técnica de bypass gástrico consiste na realização de uma ampla alteração no funcionamento do sistema digestivo que costuma levar cerca de duas horas. Ademais, por ser um procedimento complexo, o paciente precisa permanecer internado por cerca de cinco dias. 

Na maioria dos casos, todo o procedimento é feito por videolaparoscopia, sem grandes incisões. Outra possibilidade é a laparotomia, que consiste na abertura total do abdômen.

O primeiro passo da cirurgia é o corte no estômago, dividindo-o em duas partes. 

Ainda, a porção maior perde grande parte das suas funções e deixa de armazenar alimentos. Posteriormente, realiza-se um corte no jejuno, parte inicial do intestino. Em seguida, cria-se uma passagem direta para os alimentos através da conexão de uma porção do intestino com a parte menor do estômago. 

Depois, a outra parte do intestino é conectada à porção maior do estômago. Com isso, o alimento passa pela ligação anterior, se mistura com as enzimas digestivas, ocorrendo a digestão. 

Como é o pós-operatório?

Por ser uma cirurgia complexa, a recuperação do paciente pode variar entre seis meses a um ano. A maior parte da perda de peso ocorre nos três primeiros meses após o procedimento. Porém, para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso seguir as seguintes orientações:

  • realização de caminhadas a partir do primeiro dia depois da cirurgia, ainda no período de internação;
  • reeducação alimentar a partir da realização de dieta indicada pelo nutricionista;
  • uso de suplementos vitamínicos, como ferro ou vitamina B12, para evitar o risco da anemia crônica;
  • realização de curativos no abdômen uma semana após a cirurgia;
  • remoção do dreno após a indicação médica;
  • uso de medicamentos inibidores da produção de ácido antes das refeições;
  • evitar esforços físicos nos primeiros 30 dias do pós-cirúrgico.

Ademais, após a recuperação total da cirurgia bariátrica por bypass gástrico, pode ser preciso realizar um procedimento estético para a remoção do excesso de pele chamado de abdominoplastia.

Enfim, para quem sofre com a obesidade e se encaixa nos requisitos para sua realização, pode ser muito beneficiado pelo procedimento. A técnica de bypass gástrico é uma das mais que apresenta resultados mais satisfatórios.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp