câncer no esôfago

Câncer no esôfago: 9 sintomas que você deve conhecer

O câncer, quando detectado no seu início, pode ser tratado com sucesso na grande maioria dos casos. Mas alguns deles só apresentam sintomas quando já estão evoluindo, o que torna todo o processo mais difícil, causando uma luta contra o tempo e sua evolução.

O câncer no esôfago apresenta sintomas muito característicos, mas só a partir de um estágio mais avançado. A doença surge com o aparecimento de células malignas no revestimento interno do órgão.

Como surge o câncer no esôfago

Órgão tubular oco, o esôfago é responsável por levar os alimentos sólidos, líquidos ou pastosos para o estômago. Ele faz movimentos peristálticos involuntários, que permite o transporte da comida para a digestão.

Ele possui uma média de 25 cm e é uma continuidade da faringe, localizado na altura da sexta vértebra cervical, indo até a boca do estômago, atravessando o hiato esofágico do diafragma. No início e fim do órgão há uma válvula que abre e fecha para enviar ou reservar a comida ingerida.

O esôfago possui quatro camadas em sua formação, iniciando com a mucosa que o reveste, a submucosa (onde há os vasos sanguíneos, nervos e glândulas), a muscular e a adventícia, a parte externa. O câncer do esôfago costuma se iniciar nas células do interior do órgão, sendo mais frequente em homens entre 50 e 70 anos de idade.

Ele é classificado de acordo com os tipos de mutações realizadas pelas células e sua forma desordenada de se desenvolver. O mais comum é o Carcinoma epidermoide escamoso, responsável por 90% dos casos, e que ataca mais os homens negros. Ele se manifesta nas células escamosas no meio do esôfago e suas principais causas são o excesso de consumo de álcool e nicotina.

Em seguida vem o adenocarcinoma, que ataca principalmente homens brancos e que vem crescendo muito nos últimos anos, está associado a doença do refluxo gastroesofágico e obesidade. Ele começa nas glândulas secretoras de muco do órgão e sua causa é uma consequência de outras doenças associadas.

Nove Sintomas do câncer no esôfago que você deve conhecer

Assintomático na fase inicial, o câncer no esôfago começa a apresentar os primeiros sintomas quando começa seu processo evolutivo. Muitos pacientes acabam descobrindo o problema por acaso, em exames de rotina, mas alguns sintomas podem ajudar a identificar com mais rapidez a possibilidade do câncer, para buscar ajuda profissional.

Selecionamos abaixo 9 sintomas a serem observados:

  1. Um dos sintomas mais marcantes é a disfagia, uma dificuldade crescente em engolir os alimentos ingeridos;
  2. As dores também começam no osso do peito, simplesmente pelo ato de respirar;
  3. O paciente começa a perder peso sem motivo aparente e de forma abrupta;
  4. Sensação de azia e de má digestão;
  5. Alguns sintomas podem indicar metástase na região pulmonar e hepática, como a falta de ar, rouquidão, náuseas, hemorragia digestiva, vômitos e pele amarela;
  6. Dor torácica crescente;
  7. Perda de apetite;
  8. Arrotos frequentes;
  9. Em alguns casos surgem outras doenças pela vulnerabilidade da região, como pneumonia e úlcera estomacal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe