cancer-de-pancreas

Câncer de pâncreas: causas e fatores de risco

Quando falamos sobre fatores de risco estamos nos referindo a qualquer coisa que possa contribuir para que haja o aumento das chances de a pessoa desenvolver alguma doença, nesse caso, o câncer no pâncreas.

É interessante observar que, mesmo considerando o fato de que, geralmente, os fatores de risco tenham um papel no desenvolvimento do câncer, na maioria dos casos registrados, eles não são a causa direta.

Também existe a possibilidade de uma pessoa possuir vários fatores de risco e nunca desenvolver a doença, enquanto que outras, sem fatores de risco, podem desenvolver os casos mais agressivos.

A seguir, você conhecerá melhor as principais particularidades envolvendo o câncer no pâncreas, especialmente sobre seus principais fatores de risco. Acompanhe!

Causas do câncer no pâncreas

Apesar de todos os avanços médicos no estudo do câncer de pâncreas, o fato, é que suas causas ainda não são muitos claras. Mas avanços foram feitos, principalmente, no que diz respeito a descoberta de uma variedade de fatores de risco e como alguns deles atuam provocando anormalidades nas células, fazendo com que elas se tornem cancerosas.

Principais fatores de risco de câncer no pâncreas

A lista de fatores de risco para câncer no pâncreas é tão extensa quanto variada. Confira:

  • Idade: o risco de desenvolver câncer no pâncreas aumenta de acordo o avançar da idade. A maior parte dos registros médicos apontam para o surgimento da doença em indivíduos com mais de 45 anos, sendo que 90% contam com mais de 55 anos. Porém, o surgimento da doença pode ocorrer em adultos de qualquer idade.
  • Raça/Etnia: pessoas negras têm muito mais chances de desenvolver a doença que brancos, hispânicos ou asiáticos. O câncer no pâncreas também costuma ter uma ocorrência maior nos judeus pertencentes a linha judaica ashjenazi.
  • Fumo: fumantes aumentam entre 2 e 3 vezes as probabilidades de desenvolvimento da doença em relação aos indivíduos que nunca tiveram o vício.
  • Diabetes: já existem estudos que relacionam o diabetes com o câncer no pâncreas, especialmente naqueles casos em que o indivíduo já possui a condição há vários anos. Além disso, o surgimento do diabetes na fase adulta pode ser um sinal precoce do câncer no pâncreas. Mas vale destacar que tais situações não são gerais e nem regras, isto é, nem todas as pessoas com diabetes desenvolverão a doença.
  • Pancreatite crônica: a pancreatite é uma doença caracterizada pela inflamação do pâncreas. Pesquisas indicam que ter pancreatite crônica pode contribuir para o aumento do risco de desenvolvimento da doença.
  • Dieta e obesidade: homens e mulheres que estão acima do peso ou em situação de obesidade, estão mais vulneráveis ao câncer de pâncreas — ingestão de alimentos ricos em gordura é tido como um fator de risco.
  • Produtos químicos: determinados produtos químicos, a exemplo dos pesticidas, produtos petroquímicos, alguns tipos de corantes e benzeno, podem aumentar os riscos de câncer no pâncreas.

É interessante observar que muitos desses fatores de risco ainda demandam mais estudos para sua correta compreensão e, quem sabe um dia, conseguirmos entender melhor as reais causas do câncer no pâncreas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe