câncer de intestino

Câncer de intestino: causas, sintomas e tratamentos?

O câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon ou colorretal, é uma doença que começa como uma lesão benigna no intestino grosso e vai evoluindo lentamente até se transformar em um tumor maligno.

Este é o terceiro câncer com maior incidência no Brasil, atrás apenas do câncer de próstata e de mama, sem contar o câncer de pele não melanoma.

Segundo uma estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), houveram cerca de 40,9 mil novos casos no ano de 2020.

É uma doença tratável e, ao ser diagnosticada precocemente, antes do câncer se espalhar para outros órgãos, as chances de cura por completo também são grandes.

Causas do câncer de intestino

Apesar de suas causas não serem totalmente esclarecidas, é de conhecimento geral que existe mais de um fator responsável pelos casos de câncer de cólon e retol. Os principais, são:

Fatores genéticos

Os fatores genéticos são responsáveis pela maioria dos casos desse tipo de câncer. Eles podem ser herdados dos pais (predisposição familiar) ou podem surgir de forma espontânea devido a um erro no processo de divisão das células do intestino ao longo da vida.

Fatores dietéticos

Uma dieta rica em gordura animal e carne vermelha, mas pobre em fibras vegetais faz com que a chance de desenvolver essa doença aumente. Por outro lado, uma alimentação baseada em cereais, frutas e vegetais diminui bastante essa possibilidade.

Outros fatores

Pessoas diagnosticadas com doenças intestinais incomuns, como a retocolite ulcerativa idiopática, ou que foram submetidas a radioterapia para tratar outros tumores, também possuem um risco maior de desenvolver esse câncer.

Sintomas

Dentre os sintomas mais frequentes associados ao câncer de intestino, podemos citar:

  • Diarreia e prisão de ventre;
  • Sangue nas fezes;
  • Perda de peso sem nenhuma causa específica;
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Alteração no formato das fezes;
  • Anemia;
  • Cansaço frequente;
  • Gases e cólicas abdominais.

É importante ressaltar que esses sintomas também costumam estar associados a problemas como hemorroidas, verminose e úlcera gástrica e, por isso, devem ser devidamente investigados para que possa ser feito o diagnóstico correto.

Como prevenir o câncer de intestino?

O principal método de prevenção é a manutenção do peso corporal adequado, acompanhado da prática de atividades físicas e de uma alimentação saudável.

Uma alimentação saudável deve ser composta, principalmente, por alimentos in natura, como frutas, cereais, verduras e legumes, por exemplo. Seguindo essa dieta alimentar você irá fazer com que o seu intestino funcione da melhor maneira possível, ajudando também no controle do peso corporal.

Além disso, a prática diária de atividades físicas também é altamente recomendável pois, assim como a alimentação, ela é fundamental para manter a saúde do seu corpo dentro da normalidade 

Tratamentos para o câncer de intestino

O câncer colorretal é uma doença tratável e com muitas chances de cura quando diagnosticada precocemente. Existem diversas opções de tratamento que variam de acordo com fatores como localização, tamanho e extensão do tumor. 

Confira, a seguir, os três tipos principais:

Cirurgia

A cirurgia é a principal forma de tratamento para todos os estágios do câncer. Nela, o cirurgião geralmente faz a remoção da parte do intestino afetada e dos gânglios linfáticos dentro do abdômen.

Radioterapia

A realização da radioterapia costuma ser indicada antes da cirurgia, com o objetivo de diminuir o tamanho do tumor. Ela pode ser aplicada de duas diferentes formas: 

  • Externa: que é quando a radiação vem de uma máquina e o paciente precisa ir ao hospital alguns dias da semana para fazer o tratamento. 
  • Interna: quando a radiação vem de um implante que contém o material radioativo colocado juntamente com o tumor. Neste caso, dependendo do tipo, o paciente deve permanecer alguns dias no hospital para concluir o tratamento.

Quimioterapia

A quimioterapia consiste no uso de medicamentos que atuam na destruição das células cancerígenas ou impedem a sua multiplicação. 

Normalmente, ela é iniciada após o tratamento cirúrgico e costuma ser usada quando o câncer de intestino é grande ou apresenta metástase.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe