Bypass gástrico

Bypass gástrico: conheça a técnica

A cirurgia bariátrica não conta com apenas uma única técnica, mas com um conjunto delas. Dentre as existentes, o bypass gástrico foi se tornando o método mais usado desde a década de 1980, deixando para trás outras técnicas, como a gastroplastia vertical.

Neste artigo, vamos entender melhor sobre o que é o bypass gástrico e como esse procedimento pode ajudar quem precisa lidar com problemas envolvendo o aumento de peso. Acompanhe e fique por dentro!

O que é o bypass gástrico

O bypass gástrico é a modalidade de cirurgia bariátrica mais usada no Brasil, representando algo em torno de 70% de todos os procedimentos bariátricos realizados. Essa técnica foi desenvolvida na década de 1950, nos EUA, e foi se aprimorando com o passar dos anos, sendo hoje tida como uma das mais seguras, sustentáveis e consistentes a longo prazo.

A cirurgia de bypass gástrico alia a estruturação de bypass do duodeno e alguns outros seguimentos do intestino com a criação de uma pequena bolsa de estômago. Todos esses procedimentos são realizados com o objetivo de promover a má absorção, ou seja, diminuir a capacidade do organismo de absorver os nutrientes e as calorias dos alimentos.

Evolução do bypass gástrico

Por ser uma técnica relativamente simples e muito eficaz, além de ter sido aprimorada com o passar dos anos, o bypass gástrico se tornou um padrão entre as cirurgias bariátricas.

Uma de suas principais evoluções é que hoje ela pode ser feita de maneira minimamente invasiva, por meio de videolaparoscopia. Isso é muito vantajoso para o paciente, pois o seu período de recuperação é mais rápido e os riscos são menores.

Essa cirurgia deixa o estômago com dimensões reduzidas e faz com que o alimento consumido salte o intestino delgado. Dessa forma, o indivíduo se sente mais satisfeito e de forma mais rápida em relação com quando ele possuía o órgão do tamanho original. A perda de peso se deve exatamente porque uma parte do intestino é ignorada e isso ocasiona a perda de peso.

Fatores positivos do bypass gástrico

A cirurgia por bypass gástrico oferece ao paciente uma série de benefícios que se estendem por todas as áreas da saúde. Veja alguns deles:

Remissão da diabetes tipo 2

Já existem estudos que comprovam que a diabetes tipo 2 pode passar por um processo de remissão a longo prazo. Isso possibilita que quase todos os pacientes deixem de precisar de insulina e medicamentos em torno de três anos após a cirurgia ter sido feita.

Alívio de dores crônicas

Devido ao peso excessivo, a pessoa passa sofrer com problemas nas articulações, o que pode provocar dores crônicas. Com a cirurgia de bypass gástrico, há a perda de peso, o que leva a menos estresse nas articulações e mais autonomia para o corpo.

Melhor saúde cardiovascular

Um dos grandes benefícios de perder peso com uma cirurgia de bypass gástrico é a excelente melhoria da saúde cardiovascular. Isso inclui a normalização dos níveis de colesterol e da pressão arterial, o que leva à redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), de doenças coronárias e várias doenças cardiovasculares periféricas. Trata-se de proporcionar mais qualidade de vida para o indivíduo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado  você a entender melhor sobre o procedimento cirúrgico bypass gástrico. No mais, lembre-se de sempre conversar com seu médico para sanar todas suas dúvidas e entender os prós e contras da técnica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Diego Paim