tratamento oncológico

A importância da equipe multidisciplinar no tratamento oncológico



O tratamento oncológico é composto por várias etapas e para cada uma delas há um profissional especializado para oferecer o atendimento apropriado da melhor forma.

As condições podem ser diferentes para cada paciente, e esse fato torna muito importante o trabalho da equipe multidisciplinar no tratamento contra o câncer. Cada componente desta equipe desenvolve um papel essencial e de suma importância.

Desde a fase inicial de diagnóstico até o acompanhamento após o tratamento, os profissionais trabalham de forma especializada e relacionada, unindo seus conhecimentos com o intuito de formar essa equipe e assim ter mais eficiência.

Por que existe a equipe multidisciplinar no tratamento oncológico?

A medicina é um dos campos mais amplos do conhecimento humano. Um médico oncologista pode passar até 10 anos estudando até se tornar um especialista, sendo 6 anos de formação em medicina, a pós graduação em oncologia e mais 2 ou 3 anos de estágio ou residência clínica em uma instituição de renome.

Ainda assim, seria pouco provável que esse profissional conseguisse trabalhar sozinho. Por exemplo, é fundamental ter o auxílio de um enfermeiro oncologista, para intermediar e aplicar o tratamento entre médico e paciente.

Além dele, há outros profissionais envolvidos que ajudam de outra forma, como o nutricionista, que cuida da alimentação do paciente, que é um fator crucial em qualquer tipo de tratamento médico.

Para estabelecer um programa de tratamento, é necessário conhecer tudo a respeito do paciente, suas condições, tipo de tumor, medicamentos disponíveis, entre outros muitos detalhes. É por esse motivo que a equipe multidisciplinar existe.

Como é composta a equipe multidisciplinar no tratamento do câncer?

Veja, abaixo, como é composta a equipe multidisciplinar:

Médico oncologista

O médico oncologista é o responsável pela avaliação do tumor, pelo tratamento indicado, pela evolução do tratamento e pelas condições de saúde do paciente.

Ele quem determina como será conduzido e a forma do tratamento a ser aplicada, além de estabelecer se será necessário realizar cirurgia, radioterapia, quimioterapia, ou alguma outra forma de tratamento.

A resposta do tratamento também é de responsabilidade dele, onde é verificado se o mesmo está sendo efetivo ou se a forma de tratamento deverá ser alterada. 

Ademais, a avaliação dos possíveis efeitos colaterais ao longo do tratamento oncológico também é de sua responsabilidade.

 Enfermeiro oncológico 

O enfermeiro oncológico é especializado no atendimento de pacientes com câncer, na maioria das vezes é ele quem aplica o tratamento, colhe informações acerca de efeitos colaterais, acompanha os procedimentos com o paciente, avalia suas reclamações e o orienta sobre a doença.

Em relação aos efeitos colaterais, o enfermeiro especialista em oncologia deve repassar as informações para o médico, entretanto, normalmente é o próprio enfermeiro que tem o dever de registrar essas informações.  

A medicação, os curativos quando necessários e o auxílio ao paciente da forma que for necessária, dando apoio imediato às suas necessidades e solicitações também é função do enfermeiro especialista em oncologia.

Nutricionista

A alimentação é a melhor maneira de nutrir o organismo para que ele se fortaleça e reaja bem ao tratamento. Por esse motivo, o nutricionista desempenha um papel de suma importância para equipe multidisciplinar no tratamento oncológico.

É ele quem vai estabelecer a dieta do paciente, o que não é recomendado e o que deve ser ingerido, a quantidade de cada nutriente, entre outros detalhes associados à alimentação. 

Farmacêutico

O farmacêutico é um especialista em medicamentos, podendo assim avaliar a qualidade de um fármaco, seus efeitos sobre o paciente, sua composição, os fornecedores do medicamento e as reações adversas do paciente.

Atuando em conjunto com o restante da equipe multidisciplinar no tratamento contra o câncer, ele consegue ajudar a designar os melhores medicamentos a serem adotados em cada caso, a fim de minimizar riscos de reações adversas e potencializar a eficiência do medicamento.

Equipe radioterápica

Na verdade a equipe radioterápica é uma outra equipe dentro da equipe multidisciplinar no tratamento oncológico. Esta equipe é formada por cerca de 10 profissionais dedicados de forma exclusiva à radioterapia dentro da equipe multidisciplinar.

Desde o médico rádio-oncologista ou radioterapeuta, que decide a necessidade da radioterapia, até o técnico radioterápico, que opera o equipamento.

Resumo da importância da equipe multidisciplinar

Para que o tratamento seja eficaz, muitos detalhes devem ser considerados, o que torna a equipe multidisciplinar importantíssima no tratamento contra o câncer. 

Seja no tratamento quimioterápico, radioterápico, cirúrgico ou qualquer outra forma de tratamento, pois todos esses, exigem um planejamento completo.

O sucesso do tratamento oncológico vai depender das condições gerais do tumor e do paciente, além da análise e planejamento de toda a equipe. Cada profissional exerce sua importância, sendo essencial para que o tratamento seja bem-sucedido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 



O que deseja encontrar?

Compartilhe