hérnia femoral

Como identificar a hérnia femoral

A hérnia femoral é uma proeminência que surge na coxa, bem próximo a virilha, onde o canal femoral está localizado. 

O canal femoral é um caminho que leva a cavidade abdominal até a coxa. A veia, artéria e o nervo femoral passam por esse caminho. A hérnia é causada pelo deslocamento de parte da gordura abdominal e do intestino para região da virilha.

É mais comum em mulheres, geralmente é assintomática e não é muito frequente. 

O diagnóstico da hérnia femoral é realizado por meio de exame físico e ultrassom feitos pelo médico, onde são observados as particularidades da hérnia, como tamanho e se a região está inchada.

Principais sintomas

Apesar de geralmente ser assintomática, e se apresentar normalmente apenas como uma saliência na coxa próxima à virilha, os sintomas podem se manifestar como desconforto ao levantar, fazer esforço ou carregar peso.

Ademais, essa hérnia pode impedir o fluxo de sangue para o intestino, gerando um quadro grave de hérnia femoral, chamado de obstrução ou estrangulamento intestinal, cujos sintomas são:

  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Excesso de gases;
  • Dor abdominal;
  • Cólicas
  • Diarréia ou prisão de ventre.

Se a hérnia não for corrigida através do procedimento cirúrgico, a pessoa pode correr risco de vida, devido ao comprometimento do fluxo sanguíneo. 

Por esse motivo, ao surgirem os primeiros sintomas, é de suma importância procurar auxílio médico para que o diagnóstico seja conformado.

Diagnóstico da hérnia femoral

No caso do paciente, uma forma de identificar este tipo de hérnia é observar se acontece ou não alguns dos sintomas listados acima.

Pessoas que exerçam no dia a dia um esforço muito grande e repetitivo ou que tenham nascido de partos prematuros devem ficar atentas a menor saliência que porventura venha a surgir o corpo ou algum sintoma estranho.

Já o diagnóstico médico dessa hérnia pode ser feito pelo clínico geral através de exames físicos por meios da observação e palpação da região. 

A ultrassonografia também pode ser usada para confirmação do diagnóstico e uma melhor visualização da hérnia.

Possíveis causas

Apesar de não ter uma causa específica, a hérnia femoral ocorre principalmente quando há uma condição que aumenta a pressão dentro do abdômen.

Como no caso de pessoas que levantam muito peso, fumam, estão acima do peso, possuem prisão de ventre crônica ou tosse frequente, possuem mais chances de desenvolver a doença.

Como tratar

O tratamento da hérnia femoral é determinado pelo médico e vai depender do tamanho e do desconforto que a pessoa sente. Se a hérnia for pequena e não causar nenhum tipo de desconforto, a recomendação é que haja um monitoramento periódico pelo médico.

Assim sendo, é possível programar a cirurgia para fazer a correção do problema, sempre atentando se há o aparecimento de sintomas e risco de estrangulamento.

Nas situações que a hérnia femoral já está num tamanho grande e causando muito desconforto, a indicação é a cirurgia imediata para corrigir a hérnia, devido ela apresentar chances altas de estrangulamento


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe