Alimentação

Como a sua alimentação influencia na saúde do seu sistema digestivo?

Se alimentar bem deveria ser uma regra adotada diariamente. No entanto, muitas pessoas acabam descuidando das refeições, seja as pulando ou comendo algo não tão saudável e experimentam efeitos negativos no sistema digestivo.

Gases, refluxo, dores de estômago são apenas alguns exemplos. Nada mais do que sinais que seu corpo dá de que algo não está funcionando corretamente. Pode acontecer de vez em quando, se houve algum exagero, mas se for frequente, exige que você esteja alerta.

Papel do sistema digestivo

Desde o momento em que você coloca um alimento na boca o sistema digestivo já entra em ação. O estômago começa a liberar ácidos, para se preparar para iniciar a digestão.

Depois, será a vez dos intestinos absorverem o máximo de nutrientes possível. A última etapa é a eliminação do que não é importante, através das fezes.

Em média, o tempo completo para digestão e absorção de nutrientes dura cerca de 30h, mais de um dia. Por isso é tão importante saber escolher os alimentos corretos, pois são os nutrientes que vão ajudar a manter a saúde em dia.

São muitos órgãos envolvidos na tarefa de digerir os alimentos, sem contar os que atuam de forma complementar, como é o caso do fígado e do pâncreas. 

Assim, mais do que digerir, há a responsabilidade de nutrir o corpo e garantir que tudo continue funcionando bem. O que significa dizer que se há um problema gastrointestinal, você pode experimentar outras doenças que não estão necessariamente ligadas ao estômago ou intestino.

A alimentação saudável

Manter uma dieta equilibrada é indispensável para qualquer pessoa, mas se torna ainda mais importante para quem lida com alguma doença gastrointestinal. O objetivo vai além de prevenir os sintomas, mas garantir que não falte nada para o organismo.

Ainda assim, é indicado não pular refeições, programar antecipadamente o que vai comer, para evitar os excessos e se hidratar. Afinal, a água também ajuda na digestão.

Também é interessante prestar atenção a quais alimentos costumam não cair bem para você. Se nota que sente-se mal após ingeri-los, pode ser preciso reduzir seu consumo ou até substituir por outro que traga os mesmo nutrientes, mas não cause efeitos colaterais.

O que acontece quando o sistema digestivo não funciona bem

Quando algo não vai bem, e existe algum problema no processo de digestão, o corpo mostra isso através de doenças que podem ser frequentes ou ocasionais.

A diarreia, a prisão de ventre e as infecções intestinais atingem os intestinos e causam bastante incômodo. Já as gastrites acometem o estômago e dão a sensação de queimação.

No entanto, não são apenas doenças gastrointestinais que podem aparecer. Como há redução na absorção dos nutrientes, a faringite também pode ser resultado da má digestão. Inclusive, inflamações na garganta aparecem devido ao refluxo, quando parte do ácido estomacal volta para o esôfago.

Você conseguiu perceber como o sistema digestivo tem um papel importante na sua saúde? Para que ele funcione bem, tudo começa com os alimentos que você escolhe incluir em suas refeições, assim, vale a pena apostar em uma dieta equilibrada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte

O que deseja encontrar?

Compartilhe