Endoscopia

Tudo o que você precisa saber sobre a endoscopia

A endoscopia é um exame que possibilita, por meio de uma câmera, a visualização da parte superior do trato gastrointestinal, formado por estômago, esôfago e duodeno (parte inicial do intestino delgado).

Geralmente, este exame é solicitado quando o paciente relata dores no início do intestino delgado e na região do estômago.

Embora seja um procedimento que assuste a maioria das pessoas devido a introdução do endoscópio, a endoscopia não machuca e causa o mínimo de desconforto possível, pois é realizada sob sedação.

Para que serve

O exame é fundamental no diagnóstico de inúmeras doenças que afetam direta ou indiretamente a região. As principais, são

  • Gastrite;
  • Refluxo;
  • Úlceras;
  • Doenças infecciosas;
  • Câncer em estágio inicial e avançado;
  • Pólipos.

Ademais, o procedimento também pode atuar como um tratamento em alguns casos.

É possível, por exemplo, introduzir sondas no estômago através dela para que seja possível alimentar pessoas que estejam impossibilitadas de comer normalmente.

Também há como retirar tumores malignos e pólipos em estágio inicial ou remover objetos que tenham sido acidentalmente ingeridos.

Como é feita?

A endoscopia é um procedimento seguro e simples, que dura em média de 10 a 20 minutos e é dividida em 2 etapas: sedação e inserção do endoscópio.

O médico introduz um tubo flexível com uma câmera iluminada no paciente, para que o trajeto percorrido seja visualizado a fim de detectar qualquer anormalidade.

Para que o desconforto sentido pelo paciente seja o menor possível, no decorrer do processo podem ser aplicados 2 tipos de anestesia: sedação ou spray anestésico na garganta.

Preparo

É preciso fazer um jejum de 12h antes do procedimento e, caso haja necessidade de ingerir alguma medicação prescrita antes do exame, como remédios para hipertensão, o paciente deve tomá-la com pequenos goles d’água.

Além disso, o paciente não deverá ingerir leite e nem antiácidos.

Se o paciente for diabético, é recomendado que o exame seja marcado o mais cedo possível, pois tanto os hipoglicemiantes orais quando a insulina devem ser usados após o exame e perto da primeira refeição do dia.

Contraindicações

Apesar de não haver nenhuma contraindicação para a realização do procedimento, pacientes que têm problemas cardíacos, respiratórios e neurológicos precisam informar aos seus médicos.

Ainda, é extremamente importante informar o histórico de alergia à medicações para evitar problemas com a anestesia.

Após o exame

Depois de realizar o exame o paciente deve permanecer na sala de repouso durante cerca de 10 a 30 minutos, para que os efeitos principais da sedação desapareçam.

É normal que a garganta fique levemente irritada ou adormecida e o paciente sinta um pequeno desconforto no estômago. Sensação de congestão nasal e espirros também podem acontecer ainda que o oxigênio suplementar tenha sido recebido no decorrer do exame.

Por esses motivos, é obrigatório que haja um acompanhante disponível para levar o paciente para casa após o término do procedimento.

Por fim, o paciente não poderá beber álcool, dirigir carros e nem operar máquinas até o dia posterior, quando poderá retornar  às suas atividades normais.

Resultado

O resultado da endoscopia é colocado em um laudo e, caso a verificação não seja esclarecedor o suficiente, outros procedimentos, como biópsia e outros testes, podem ser indicados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe