saúde do intestimo

10 alimentos que contribuem com a saúde do intestino

Manter uma boa saúde do intestino é fundamental para o nosso bem-estar, além de contribuir para a prevenção de doenças e de fortalecer o sistema imunológico. Para isso, é preciso conhecer os alimentos que favorecem o bom funcionamento do órgão.

Você sabe quais são? Então, não deixe de ler este post. A seguir, listaremos os itens que precisam estar presentes na sua alimentação diária.

1) Feijão

Trata-se de um alimento rico em fibras solúveis. Da mesma forma que a ervilha e a soja, o feijão é uma fonte natural desse nutriente, além de ter ação prebiótica. Isso significa que serve como alimento para as bactérias intestinais que, consequentemente, ajudam a melhorar o funcionamento do órgão.

2) Kefir

O kefir é uma bebida produzida a partir da fermentação dos “grãos de kefir”, que podem ser adicionados ao leite ou à água. Entre suas principais funções está a ação probiótica, ou seja, contém microrganismos vivos que proporcionam benefícios para a saúde não só do intestino, mas de todo o corpo.

3) Iogurtes e bebidas fermentadas

Os lactobacilos presentes nos iogurtes e bebidas fermentadas também trazem muitos benefícios para a saúde do intestino. No entanto, ao comprar o seu produto, verifique o rótulo para verificar quais os tipos de microrganismos contidos na bebida.

4) Banana verde

A banana madura é uma excelente fonte nutricional para o corpo. Porém, quando verde, possui inulina e amido resistente que alimentam as bactérias do intestino, tendo efeito prebiótico. Assim, a banana verde pode ser adiciona as receitas de cremes e tortas.

5) Cebola e alho

A cebola e o alho são alimentos ricos em insulina e em fruto-oligossacarídeos, um açúcar natural e mais complexo que não é digerido pelo organismo e serve como alimento para as bactérias boas do intestino.

6) Chicória

A chicória pertence à família do alface, sendo também uma fonte de inulina, um tipo de fibra insolúvel, com efeito prebiótico. Em função de ser rica neste nutriente, a chicória costuma ser utilizada como base de suplementos prebióticos.

7) Alcachofra

Além das reconhecidas funções digestivas, a alcachofra é fonte natural de cinarina, uma substância que estimula a produção da bile. A bile é uma enzima que atua no processo de digestão das gorduras. Ademais, a alcachofra também é rica em inulina, sendo favorável à saúde do intestino.

8) Vegetais crucíferos

O brócolis, repolho, a couve e a couve-flor são exemplos de vegetais crucíferos que ajudam a manter o equilíbrio saudável da microbiota intestinal, fortalecendo as barreiras que impedem a entrada de microorganismos nocivos.

9) Linhaça

Trata-se de uma das principais fontes naturais de fibras que atuam na criação de um ambiente favorável para o crescimento das bactérias saudáveis no interior do intestino. A melhor forma de obter os nutrientes da linhaça é utilizando-a sobre outros alimentos.

10) Aspargos

Assim como outros alimentos já mencionados, os aspargos têm função probiótica, além de ajudarem a evitar certos tipos de cânceres. Ademais, eles também são vegetais ricos em proteína.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu os alimentos que são considerados como “amigos” da saúde do intestino. Portanto, ao planejar sua alimentação diária, não se esqueça de incluí-los o máximo possível nas suas refeições.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp